sexta-feira, 27 de julho de 2012

E a batata assa...

De acordo com essa matéria, do site Tazio, a Ferrari não exerceu a opção de renovação automática do contrato de Felipe Massa, que tinha validade até ontem (26/07). É só juntar alguns fatos, para fazer uma leitura mais adequada da situação:

1) Os resultados do brasileiro, desde 2010, cada vez mais lamentáveis.
2) As declarações públicas de cobrança dos dirigentes da Ferrari, feitas a cada mau resultado, ou seja, a cada final de corrida.
3) A pressão da mídia italiana
4) A entrevista de Webber ao site da RedBull, na qual o australiano admite ter conversado com a Ferrari sobre um contrato para 2013.

Está na cara que a Ferrari não tem mais Massa em seus planos para o futuro. Mas também não quer colocar Sérgio Pérez como escudeiro de Alonso, já em 2013. Por isso tentaram contratar Webber. E por isso deixaram expirar a opção de renovação com Massa.

Dessa forma, a equipe italiana fica com duas cartas na manga: caso o brasileiro melhore muito, mas muito seu desempenho este ano, oferecem mais um contrato ao brasileiro, com um salário bem menor, para que ele esquente lugar para um novo piloto em 2014. Se ele continuar nessa toada, leva um chute nos fundilhos e a equipe vai buscar gente experiente que possa segurar o lugar até a chegada de Perez (ou até mesmo Vettel, como se especula). Opções não faltam. Adrian Sutil é rápido e tem certa experiência, Heikki Kovalainen vem fazendo um ótimo trabalho na Caterham, e já correu na McLaren, inclusive venceu uma prova. Os dois fariam bem mais do que Felipe vem fazendo.

Opinião minha: Massa está fora em 2013. Mas ainda tem meia temporada para provar a alguma equipe média que pode colaborar com ela a partir de 2013. Caso contrário, nem isso vai conseguir.

Um comentário:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Bruno:

O desempenho de Massa esse ano é sofrível e se a Ferrari o demitir ninguém em sã consciência a condenaria.

Grande abraço.