segunda-feira, 28 de maio de 2012

Webber vence em Mônaco e também chega para a festa


O trenzinho do tio Webber

O campeonato de Fórmula 1 de 2012 é tudo aquilo que o público que gosta de automobilismo sempre pediu a Deus: tem uma enorme diversidade de vencedores (6 diferentes, em 6 GP’s), premia o talento (o líder do campeonato é o melhor piloto, que não tem o melhor carro), equipes pequenas têm aparecido e brigado por vitórias (Sauber na Malásia e Williams na Espanha) e tudo isso com 6 campeões do mundo na pista (Schumacher, Alonso, Vettel, Button, Hamilton e Raikkonen).

Portanto é uma pena que o GP de Mônaco, disputado neste fim de semana, tenha sido tão entediante. O trenzinho que se formou atrás de Mark Webber, no início da corrida, seguiu até o final, com pouquíssimas variações. E, as duas variações foram conseguidas pelos dois melhores pilotos do campeonato até aqui: Alonso e Vettel.

Começando pelo espanhol. O ritmo lento adotado pelo bi-campeão no início da prova logo se mostrou uma acertada estratégia: a economia de pneus super macios, permitiu que Alonso desse uma volta a mais do que Lewis Hamilton, deixando o inglês para trás e assumindo o terceiro lugar.

Já Vettel fez o contrário e também obteve sucesso: não treinou no Q3 e largou com pneus macios, fez um stint mais longo e, quando trocou, voltou logo atrás do adversário da Ferrari. Nessa história, dançaram Lewis Hamilton e Felipe Massa, que fizeram boas largadas, mas acabaram sendo superados nas paradas de box.

A largada, aliás, vitimou três pilotos que poderiam trazer alguma graça à corrida: começou com Grosjean que, na minha opinião, não teve culpa de ter virado recheio de sanduíche entre Alonso e Schumacher. Essa batida levou também Kobayashi e Maldonado, mas esse errou feio. Largando em último, o venezuelano tentou passar por cima da HRT de Pedro de La Rosa e, em duas semanas, foi do céu ao inferno.

Ainda mais porque Bruno Senna fez outra corrida consistente e conseguiu mais um pontinho para a Williams. Digam o que quiserem, mas para mim, Bruno faz um campeonato bastante digno, levando em consideração sua situação na equipe. O outro brasileiro, Felipe Massa, pela primeira vez fez uma corrida aceitável, andando perto de Fernando Alonso e se mostrando combativo. Tomara que seja um recomeço para ele. Só assim Massa se mantém na Fórmula 1 em 2013.

Ainda essa semana falaremos das 500 Milhas de Indianápolis e de outros aspectos do GP de Mônaco.

Nenhum comentário: