terça-feira, 29 de maio de 2012

Indianápolis e a sua incapacidade de produzir corridas monótonas

Franchitti, Dixon e Kanaan: final espetacular para uma corrida morna

Por mais que tente, Indianápolis é incapaz de oferecer uma corrida que não tenha surpresas. A prova deste ano caminhava para ser a mais monótona de todas as edições das 500 milhas. Mas uma série de bandeiras amarelas no final aproximou os líderes e colocou entre eles o japonês Takuma Sato. Claro que não podia dar coisa boa.

Sato tentou ultrapassar Dario Franchitti na última volta. O escocês, raposa velha, não deixou espaço e, percebendo a insistência do adversário, abriu um pouco a curva, quando Sato já tinha se metido na grama e começava a rodar. Se não tivesse feito isso, teria ido para o muro junto com o japonês. Takuma foi embora sozinho, bateu e perdeu a chance de fazer história nas 500 milhas.

Franchitti venceu pela 3ª vez, fazendo uma prova de quem conhece cada milímetro daquele templo. Discreto no inicio, apareceu no final, trazendo seu companheiro de equipe Scott Dixon. A Chip Ganassi é mesmo uma equipe que sabe tudo de circuitos ovais.

Mas outros pilotos poderiam ter saído vencedores. Tony Kanaan, por exemplo, que terminou em terceiro, mas liderava até a volta 195, quando fez uma relargada absolutamente fantástica. Acabou não conseguindo segurar a dupla Franchitti / Dixon. Marco Andretti também liderou uma boa parte da corrida, mas bateu sozinho no muro.

Helio Castroneves acabou tendo um desempenho discreto e terminou em 10º. Rubens Barrichello, 11º, foi o melhor estreante de 2012 e segue aprendendo coisas novas na Indy.

Vexame mesmo deram os carros com motor Lotus, que foram desclassificados por falta de desempenho no início da prova. Uma vergonha para Jean Alesi e Simona de Silvestro.

Infelizmente não pudemos assistir à premiação, porque a Band precisava transmitir o campeonato brasileiro, e cortou para o jogo Atlético MG x Corinthians. Será que a Indy não é um produto suficientemente bom para que alguma emissora que não transmite futebol se interesse?

Nenhum comentário: