segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maldonado e as primeiras vitórias na Fórmula 1




Se tem um momento bacana no automobilismo, ele ocorre quando um piloto consegue sua primeira vitória na Fórmula 1. Pelo menos na minha opinião. É como se o cara marcasse sua passagem pela maior categoria do automobilismo e coroasse toda a sua carreira. Mais que um título, porque esse depende de muitos fatores. Uma vitória pode vir, tanto em lances fortuitos, quanto fruto de muito trabalho e esforço.  

Eu me lembro de várias. Alesi, no Canadá/1995, transformando o circuito de Montreal num estádio de futebol. Ou Barrichello, na Alemanha/2000, uma vitória espetacular comemorada por praticamente todo o padock. Ou então Tulli, em Mônaco/2004 suportando a pressão de Jenson Button. Jonnhy Herbert na Inglaterra/1995, herdando a vitória em casa depois do ídolo local Damon Hill atropelar Schumacher, com quem brigava pelo título.

Ontem foi a vez de Pastor Maldonado, que com certeza será lembrado daqui muitos anos após a vitória na Espanha. Porque venceu com a tradicional e combalida Williams, porque venceu no dia do aniversário de Frank Williams e, acima de tudo, porque venceu com a autoridade de um veterano. Sua primeira vitória lembra muito a de Sebastian Vettel, quando o alemão venceu na Itália, com a Toro Rosso, debaixo de chuva. Maldonado está em seu 2º ano. Em nenhum momento o venezuelano perdeu a calma, nem mesmo quando Alonso o pressionou, a parte final.

Eu disse Alonso? Sim, Alonso, que é o líder do campeonato ao lado de Sebastian Vettel. O espanhol ligou o botão de “foda-se” para os problemas da Ferrari e vem compensando no braço as deficiências do carro. Num campeonato com tantas alternativas, não ficarei surpreso se o espanhol erguer a taça no final.

Aliás, voltando ao tema primeiras vitórias, esse campeonato promete muitas delas. Já tivemos, além de Maldonado, Nico Rosberg vencendo na China. Mas a Sauber pode pintar por aí, já bateu na trave com Perez na Malásia, e ainda tem a Lotus que pode levar Romain Grosjean ao alto do pódio. E, claro, a Williams, que se mantiver o bom desempenho, pode levar Bruno Senna a vencer também.

O brasileiro vinha fazendo uma prova discreta ontem, quando foi acertado por Michael Schumacher na 13ª volta. Para mim, sem discussão: o alemão passou da conta e foi punido para a próxima corrida justamente. Tem muita gente fazendo alarde com o fato de Maldonado ter vencido uma corrida e Bruno estar mais atrás.  O brasileiro faz um campeonato decente e estava na frente do companheiro antes do GP da Espanha. Se não tivesse se dado mal no treino de sábado, teria largado mais à frente e poderia ter feito uma corrida melhor.

Sobre Massa, cansei de comentar, já falei tudo o que pensava. Seu desempenho é ridículo. E a Ferrari é uma mãe de não demiti-lo imediatamente.

Vamos torcer muito para que o campeonato siga nessa toada. As corridas estão movimentadíssimas e não temos do que reclamar. Quem gosta de Fórmula 1 está, finalmente, tendo um ótimo campeonato para curtir.

Nenhum comentário: