segunda-feira, 12 de março de 2012

Stock Car promove mudanças para 2012


Thiago Camilo e a nova bolha do Chevrolet Sonic: a Stock Car e sua busca por mais público

Dia 25 de março, em Interlagos, a Stock Car volta com algumas novidades. As principais estão no regulamento: fim do reabastecimento (e, consequentemente, do pit-stop obrigatório), do descarte de resultados e dos playoffs. A outra é que a Chevrolet vai usar a bolha do Sonic, aposentando a do Vectra.

Sobre esse último, não há muito a dizer. A troca das bolhas não faz diferença nenhuma para a categoria, já que tecnicamente os carros são todos iguais. As montadoras não se envolvem em nada, a não ser na hora de colher os frutos na venda de seus carros. Que também não sei se a Stock ajuda nisso. Enfim.

Sobre o regulamento, fica a constatação do óbvio. A Stock Car precisa se adaptar à falta de interesse cada vez maior do público brasileiro em relação às corridas. As poucas pessoas que dizem gostar de corridas assistem algumas provas da Fórmula 1 e olhe lá. Ninguém se desloca para ir a um autódromo assistir provas da Stock, a não ser que seja convidado de patrocinadores. Na TV, desconfio que a maioria mude de canal.

É uma pena, mas é assim. Brasileiro só se interessa pelo esporte, quando tem alguém do país se dando bem. Foi assim com o tênis, com o vôlei, com a natação e, claro, com o automobilismo. Nos tempos de Senna, tínhamos um automobilismo forte, formando pilotos, pessoas acampando nos autódromos para acompanhar as corridas. Senna morreu em 94 e, desde então, o público procura um novo grande campeão, mas ele não vem.

E aí entra a Stock, uma categoria que, como a Nascar americana, joga para a torcida. Só que lá, o povo tem uma relação diferente com os ídolos, todos são heróis, fantásticos, incríveis e arrastam uma multidão para os autódromos. Aqui, nosso melhor piloto é chamado de babaca só porque é filho do Galvão Bueno.

No Brasil ninguém tem paciência para ficar horas assistindo uma corrida de carros. Então reduzem o tempo para 40 minutos, com certeza uma exigência da TV. Pelo menos acabaram com o pit-stop que, tecnicamente, não servia para nada. O fim do Playoff também é uma ótima notícia, já que esse sistema não faz sentido num campeonato que tem só 12 provas.

A verdade é que a Stock Car não conseguiu produzir bons espetáculos nos últimos dois anos e o público sabe disso. Se estas novas regras contribuírem para que as corridas fiquem menos monótonas, já será uma grande vitória.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado autor
Vc poderia contribuir com o esporte q vc tanto preza e falar do uso do nitro!

Bruno Aleixo disse...

Opa, tudo bem. Escolhi focar o post nas mudanças do regulamento. O nitro, ou push to pass, já vinha sendo usado.

Obrigado pela participação!