segunda-feira, 19 de março de 2012

Começou...



Jenson Button na Austrália: vítória para impor moral na equipe e nos adversários

 Depois de meses de espera a Fórmula 1 teve, neste último final de semana, seu primeiro sinal verde do ano (tá, eu sei que não é sinal verde, mas para mim é. Não agüento aquelas luzinhas que se apagam. Podiam ser verdes, pelo menos).

E a boa notícia é que a temporada pode ter um equilíbrio diferente neste ano. A McLaren evoluiu e a Red Bull, embora ainda tenha um ótimo carro, não põe os adversários no bolso como colocava em 2011. Button, Vettel e Hamilton, os três primeiros da corrida, parecem ser os favoritos ao título. Uma ótima notícia.

Jenson Button, que largava em segundo, atrás do companheiro, não tomou conhecimento de Lewis Hamilton. Pulou bem e se manteve em primeiro até o fim da corrida. Na primeira curva, nenhuma confusão entre os primeiros colocados. Mas só entre eles. Lá atrás, Bruno Senna foi atingido por Daniel Ricciardo e deu adeus a qualquer chance de pontuação. Parou nos boxes e voltou em último.


Massa, e seu trenzinho da alegria

As Ferrari pularam bem, com Alonso indo para sexto e Massa para oitavo. O espanhol foi para cima, se mantendo entre os 5 primeiros a corrida toda. Já Felipe, como de costume, detonou seus pneus em poucas voltas e foi vítima fácil dos adversários. No final, quando estava num triste 13º lugar, bateu com Bruno Senna e ficou fora. Para quem precisa de resultados para manter o emprego, foi uma bela maneira de começar o ano, só que não.

Principalmente porque Alonso continua combativo e consistente, mostrando que, se o carro da Ferrari é uma porcaria, ele pelo menos é capaz de carregar a equipe nas costas, em busca dos resultados.

Já Bruno Senna, também mal o fim de semana todo, pelo menos tem uma pequena esperança: o carro é bom, como mostrou Pastor Maldonado, um dos destaques do fim de semana. O venezuelano fez uma corrida combativa, ultrapassou, jogou a Lotus de Romain Grosjean para fora no início (um incidente normal) e, no fim, pressionou Fernando Alonso pelo 5º lugar. Na última volta, acelerou mais cedo do que o normal na tentativa de ultrapassar o espanhol e foi parar no muro. Uma pena, mas acontece. A Williams mostra que pode ter um ano melhor do que foi em 2011. Senna que aproveite a chance.


Alonso seguido por
Pastor Maldonado: dois destaques da prova

 
Decepção mesmo foi a Mercedes. Schumacher até vinha bem, em terceiro, embora estivesse muito pressionado por Vettel. Mas saiu da pista e parou com problemas no câmbio. Já Rosberg, em nenhum momento, incomodou ninguém.



Ao longo da semana, falamos mais de Fórmula 1 e da corrida. Agora, a próxima parada já é na próxima semana, na Malásia. Como eu dizia lá em cima, começou!

Classificação final (10 primeiros):

1º) Jenson Button – McLaren Mercedes BenzMuito inteligente e rápido, Button sabe o companheiro que tem e que a melhor forma de ganhar espaço na equipe é batendo logo de cara. E foi o que fez, numa corrida tranqüila e sem dificuldades como é o seu estilo. Candidato forte ao título.

2º) Sebastian Vettel – Red Bull RenaultA Red Bull não tem mais o melhor carro, mas Vettel continua sendo um dos melhores pilotos. Fez uma ultrapassagem de cinema sobre Rosberg no início e ensaiou uma pressão sobre Button no final.

3º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes BenzPerdeu a posição na largada e se apagou. Chegaria em segundo se a direção de prova não colocasse o Safety Car para rodar por causa da Caterham de Petrov, que parou na reta dos boxes. Um exagero típico da Fórmula 1 moderna.

4º) Mark Webber – Red Bull Renault
Apagado como em 2011. Nem de longe acompanhou o ritmo dos três primeiros. É possível que seja o único das duas grandes equipes a não disputar o título.
5º) Fernando Alonso – Ferrari
Forte e combativo, o único capaz de levar o carro da Ferrari aos pontos este ano. Aliás, se não tivesse rodado no sábado, teria se classificado melhor.

6º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Mal na classificação, se recuperou no sábado, fazendo uma corrida agressiva, bem ao seu estilo.

7º) Kimi Raikkonen – Lotus Renault
Um grande resultado para quem largou em 18º. Esse carro da Lotus pode levar Raikkonen a conquistar resultados surpreendentes.

8º) Sérgio Perez – Sauber Ferrari
Assim com em 2011, fez uma parada nos boxes, e chegou a estar em segundo lugar. A Sauber tem uma dupla de pilotos das melhores.

9º) Daniel Ricciardo – Toro Rosso Ferrari
Boa estréia com a Toro Rosso, uma equipe que tem como função principal, apontar o substituto de Webber na Red Bull. E, marcar pontos logo de cara, é uma maneira de minar a confiança do companheiro.

10º) Paul di Resta – Force Índia Mercedes Benz
Após os testes de início de ano, esperava-se mais da Force India. Hulkenberg abandou no início de Di Resta quase não apareceu. No fim, herdou o 10º lugar quando Maldonado se arrebentou no muro.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Fiquei contente com a estréia do campeonato...
Mas podia ter dado uns pontos pra Williams né... poxa. rs

Bruno Aleixo disse...

Verdade Groo, mas acho que esses pontos devem vir muito em breve...

Anônimo disse...

... e M.C., chega: amigo Bruno Aleixo, venho por meio deste pedir para que o senhor ajude-me na campanha..." Senhor Groo, censura em 2012, não dá ! ", porquê o blogueiro tirou a bolinha do anônimo ! Foram alguns palavrões meus, sem xingamentos, e uma maldita cachaça de sul de Minas que motivaram a censura no mundo bligrooriano. Acho que a Manu é namorada do senhor Groo. E fui mexer logo com ela. Paquerei a moça ? Não... uns galanteios e uma forte reprimenda( no sentido de advertência). Exagerei, confesso. Chamei-a de esquecida por ela não se lembrar que a Ferrari é fera em pit-stops há 20 anos ! De Ross Brawn, o mago da estratégia, lembra-se ? aquele que sabia dos gresedos e rubacos das regras da f1 e pôs na Brawn GP ! Este mermo, mermão. E depois, o qual acredito ser primo do senhor Groo, o senhor Rubs Cascata. A criatura esqueceu-se que a McLaren e a Williams são mais "democráticas" com seus pilotos. Algo bem inglês mas não nos esqueçamos... o soco é inglês.Então cuidado até com a Lady Kate. A Ferrari é que tem 1° piloto. Desde o tempo de Mussolini enforcado. Aí, o senhor Groo pulou nas tamancas ! Gostei do espaço aqui... Só não gostei do que escreveu de Genial Hamilton. Culpa da Mclaren que Macmandou os seus Macpilotos Mac-economizarem o Makcombustivel ! Aqueles beberrões contumazes, os motores de F1, e o pobre do piloto tem que botar o pé no freio mermo ! Claro que o bólido de Hamilton tinha menos combustível que o do Button mais isso é pura conspiração MolequeChatteana... Até.