terça-feira, 27 de julho de 2010

Houve uma corrida...

Largada na Alemanha: até parecia que seria uma boa prova...


O fato de ninguém estar se lembrando de que houve uma corrida na Alemanha este fim de semana, é uma prova inequívoca do mal que a Ferrari faz ao automobilismo. Suas ordens de equipe desastradas e autoritárias, que são seguidas por pilotos mequetrefes e pouco ambiciosos, acabam nos fazendo esquecer que um mundial está sendo disputado e que há outros pilotos interessados em ganhar o título, ao contrário de Felipe Massa.

Infelizmente o GP da Alemanha foi uma corrida pouco interessante e seus raros lances de emoção foram camuflados pela patuscada da Ferrari. Logo na largada Sebastian Vettel se encarregou de estragar o próprio fim de semana, que tinha tudo para ser perfeito, ao patinar na largada e espremer Fernando Alonso no muro. Impressionante como a falta de maturidade do alemão está complicando sua vida no campeonato.

As Ferrari se aproveitaram e foram embora. Lewis Hamilton tratou de ultrapassar Mark Webber e tentou acompanhar a outra Red Bull, sem sucesso. Enquanto isso Jenson Button fazia uma corrida consistente e inteligente como sempre. Ficando mais tempo na pista, conseguiu superar Webber e chegou logo atrás do companheiro.

Depois das paradas nos boxes a briga das Ferrari parecia mais aberta, pois Massa se manteve à frente de Alonso mesmo com dificuldades para aquecer os pneus mais duros. Numa de suas tentativas de ultrapassagem, Alonso foi fechado pelo companheiro e soltou um “Isso é ridículo” no rádio, certamente se referindo ao céu nublado, contrastando com a bela paisagem da Floresta Negra, que envolve o circuito de Hockeinheim.

Mais tarde, Felipe Massa cometeu um erro: ao acelerar na saída da curva, seu pé escorregou do acelerador, o que permitiu a ultrapassagem de seu nobre companheiro de equipe. Alguns torcedores foram embora do autódromo, enquanto outros ensaiaram algumas vaias. Certamente são pessoas de mente poluída, que acreditam que uma equipe tão comprometida como a Ferrari, pediria para que um piloto de tanta personalidade como Felipe Massa cedesse a vitória. Bobinhos.

De resto, cabe dizer que Rubens Barrichello não conseguiu repetir a boa performance das últimas provas, embora tenha ido bem no sábado. Petrov finalmente conseguiu pontuar com a Renault e as duas Toro Rosso conseguiram bater uma na outra, arrebentando a corrida da equipe.

Ah, e Luciano Burti que teve vergonha de traduzir o “isto é ridículo” de Fernando Alonso durante a transmissão, terminou a mesma afirmando que o grande vencedor do fim de semana foi Felipe Massa. Caso encerrado.

Classificação Final (10 primeiros)

1º) Fernando Alonso – Ferrari
Vinha num belo fim de semana, rápido nos treinos. Só não assumiu a liderança na largada porque foi espremido no muro por Vettel. Estava mais rápido que Felipe Massa, mas aparentemente para ele, isso não é suficiente para ultrapassar. É preciso que o companheiro permita esta ultrapassagem.

2º) Felipe Massa – Ferrari
Parecia estar renascendo para a Fórmula 1 correndo de forma consistente, se defendendo dos ataques de Alonso. Mas acatou uma ordem da equipe e, nas palavras brilhantes de Daniel Gomes, acabou morrendo.

3º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Mais uma vez a imaturidade de Vettel o impede de ganhar mais pontos. Se tivesse se mantido em linha reta, ao invés de espremer Fernando Alonso, depois de largar muito mal, poderia ter garantido a segunda posição, atrás do espanhol.

4º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Quando sente que não dá, corre para se manter na ponta do campeonato. Foi o que fez este fim de semana, na Alemanha, e se deu muito bem. Permanece na liderança do campeonato com todos os méritos.

5º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz

Consistente, rápido e eficiente. Vai marcando Lewis Hamilton bem de perto. Uma bobeada do companheiro e ele toma a liderança do campeonato.

6º) Mark Webber - RedBull Renault


Desta vez não brilhou como nas outras corridas. Foi ultrapassado por Hamilton no início e depois acabou sendo vítima da boa estratégia da McLaren para Button. Ainda assim marcou pontos importantes para o campeonato.

7º) Robert Kubica – Renault
Foi o primeiro colocado do “resto”, o que é bom levando em consideração o equipamento que tem na mão.

8º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Desta vez não brilhou como em Silverstone, embora tenha chegado à frente do ilustre companheiro de novo. Não foi um bom fim de semana para a Mercedes.

9º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Mais uma corridinha apagada do heptacampeão que segue em ritmo de pós-aposentadoria. Está apanhando feio do companheiro Nico Rosberg, mas não está nem aí.

10º) Vitaly Petrov – Renault
Desta vez não fez nenhuma bobagem, e conseguiu seu segundo pontinho na temporada. Precisa mostrar mais, está muito atrás do companheiro de equipe.

Um comentário:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Vergonhaaaaaaaa...... vergonhaaaaaaaaaa......
Vergonhaaaaaaaaaaaaa.... Piloto sem vergonhaaaaa.....