terça-feira, 13 de julho de 2010

GP da Inglaterra amplia ainda mais a crise na Red Bull

Carros da Red Bull lado a lado: cena deve ser repetida mais vezes, ao longo do ano

Sempre achei Mark Webber um babaca. Altamente marketeiro, chegou à F1 em 2002 para correr na Minardi, cercado por uma assessoria campeã, que conseguiu colocá-lo como grande promessa. E estreou na Austrália, conseguindo marcar pontos com o péssimo carro da equipe italiana, o que poderia ser indício de que se tratava, sim, de um bom piloto. Mas isso durou pouco. Foi para a Jaguar, e de lá para a Williams sem obter resultados convincentes, embora continuasse se auto-afirmando como grande piloto. Era sim, bom nos treinos, mas em corridas não convencia.

Antônio Pizzonia, seu companheiro na Jaguar em 2003, chegou a dizer que ele era sacana, prejudicava companheiros, agia por baixo dos panos para ter a equipe nas mãos. Bem, digamos que um relato de Pizzonia, cuja participação na F1 foi patética, para dizer o mínimo, não deve ser levada em consideração.

E eis que Mark Webber vai parar na Red Bull, para ser segundo piloto de uma das maiores revelações da Alemanha, Sebastian Vettel. E contando com um bom carro, Webber finalmente mostra que talvez, sua assessoria campeã tivesse razão. Sua temporada até aqui é perfeita e talvez nem mesmo a Red Bull estivesse preparada para lidar com isso.

Mas agora a equipe tem um problema nas mãos. Obviamente o preferido dos austríacos ainda é Vettel mas o alemão não quer colaborar. Basta se ver atrás de Webber durante a corrida que o cérebro do piloto entra em colapso e ele passa a fazer bobagens uma atrás da outra. Ontem, em Silverstone, largou mal dividiu a curva com o companheiro mas se esqueceu que uma corrida não é ganha na largada. Ele teria a prova inteira para ultrapassar o companheiro mas resolveu bater rodas ali mesmo, teve um pneu furado e saiu da corrida.

Webber venceu com autoridade e ainda tirou um sarro da equipe no final: “Nada mal para um segundo piloto”, disse em tom irônico. Um recado direto para Christian Horner que resolveu privilegiar o alemão com uma nova asa dianteira, no treino de sábado.

Títulos já foram perdidos com rivalidades internas. A McLaren sabe disso e vem comendo pelas beiradas. Acho que a Red Bull vai precisar agir rápido.

Classificação Final (10 primeiros)

1º) Mark Webber – Red Bull Renault
Mais uma vez pilotando o fino. Foi para cima de Vettel com sangue nos olhos, na largada, e não foi mais incomodado. Ainda tirou sarro da equipe depois.

2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Inteligente, vai mantendo a liderança do campeonato, brigando quando pode, e sendo regular quando precisa. É o melhor piloto do ano.

3º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Bela prova do alemão, com lindas ultrapassagens. Um resultado merecido para Nico que faz uma grande temporada.

4º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Eficiente como sempre, vai seguindo de perto o companheiro Lewis Hamilton na tabela. Uma bobeada e ele recupera a liderança. Grande resultado para quem largou em 14º.

5º) Rubens Barrichello – Williams Cosworth
Outra grande corrida de Rubinho, conseguindo pontos importantes para a Williams.

6º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Belo resultado do japonês, que começa a mostrar consistência. Se continuar assim pode mesmo se consagrar como o melhor japonês da história da categoria.

7º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Esse alemão vai precisar fazer alguma terapia. Ele simplesmente perde a cabeça quando se vê atrás do companheiro. Se deu bem na entrada do Safety Car voltando à disputa, porque senão, saia zerado da Inglaterra.

8º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz
Outra boa corrida do alemão, marcando pontos importantes para a equipe. E, no final, uma bela ultrapassagem sobre Michael Schumacher.

9º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Continua o calvário de Schumacher, correndo atrás de alguns pontinhos, levando ultrapassagens de todo mundo e tomando uma surra do companheiro de equipe. Saber a hora de parar é uma virtude de poucos atletas mesmo.

10º) Nico Hülkenberg - Williams Cosworth
Marca seu segundo pontinho na temporada. Muito pouco quando comparado ao companheiro de equipe.


4 comentários:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Vc tá louco? Webber vem fazendo um ótimo campeonato e estaria disparado na liderança se não fosse o irresponsável do Vetel. Webber sempre foi um piloto rápido em classificações, mas na corrida nunca teve carro para chegar bem. Agora ele tem caro e está provando isso (assim como seu queridinho Button). Vetel é exelente, mas tem muito o que aprender ainda na F1.

Bruno Aleixo disse...

Continuo achando que Webber jamais fez nada que chamasse a minha atenção, embora tivesse uma eficiente assessoria de comunicação que sempre o colocou. Há muito tempo que ser em classificação não é vantagem nenhuma, o cara pode colocar pouca gasolina, arrepiar e depois sumir na corrida.

Mas concordo, como eu disse no texto, que ele vem fazendo um excelente campeonato e que, com sua experiência, está conseguindo deixar Vettel para trás.

Bruno Aleixo disse...

Continuo achando que Webber jamais fez nada que chamasse a minha atenção, embora tivesse uma eficiente assessoria de comunicação que sempre o colocou em evidência. Há muito tempo que ser rápido em classificação não é vantagem nenhuma, o cara pode colocar pouca gasolina, arrepiar e depois sumir na corrida.

Mas concordo, como eu disse no texto, que ele vem fazendo um excelente campeonato e que, com sua experiência, está conseguindo deixar Vettel para trás.

Ron Groo disse...

Verdade Bruno, ele nunca havia feito nada que fosse merecedor de nota. Mas este ano o coala tá em ponto de bala. E Vettel não. Tá imaturo, tá irresponsável...

Mas mesmo assim. Não tem crise na Red Bull não. Ainda.