segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GP da Hungria: em corrida chata, Webber chega à liderança do campeonato


Rubinho x Schumacher: rusgas do passado em jogo, numa manobra linda e perigosa




Em primeiro lugar, vamos ao óbvio: esperar uma grande corrida nesta pista de Budapeste é perda de tempo. Ultrapassada, estreita, cheia de curvas de baixa velocidade, uma única reta muito curta. Tecnicamente não favorece em nada uma competição em alto nível como a Fórmula 1. E, se nos treinos, os dois melhores carros fazem dobradinha no grid, aí então a coisa se complica.



Só mesmo fatores externos podem mudar o resultado de uma prova assim e isso aconteceu ontem, com a entrada do Safety Car por causa de um pedaço de carro perdido na pista. Não gerou nenhuma disputa interessante, mas tirou uma vitória que estava nas mãos de Sebastian Vettel. E a corrida ficou nas mãos de Mark Webber que não entrou nos boxes para trocar seus pneus macios durante a entrada do Safety Car e parecia que ia perder a corrida. Mas se aproveitou do carro espetacular que tem em suas mãos e deu um show na pista, andando por cerca de 40 voltas com os mesmo pneus abrindo vantagem suficiente para entrar nos boxes e voltar ainda líder.



E voltou na frente de Fernando Alonso, já que Sebastian Vettel foi punido por não manter a distância necessária para o Safety Car. O alemão ficou bem bravo com a situação, mas infringiu uma regra e vai se complicando no campeonato por conta de sua inexperiência. Na volta à pista ainda tentou pressionar o espanhol da Ferrari, mas sem sucesso. E parecia que nada mais aconteceria até que...



... até que Rubens Barrichello, que tinha largado com pneus duros, entrou no box e voltou atrás do alemão Michael Schumacher. Os dois protagonizaram uma disputa dura, um pega bonito de ser ver, entre dois veteranos com muita história para contar. A ultrapassagem veio no fim da corrida, com Rubinho se jogando por dentro, e sendo jogado no muro pelo alemão. Uma disputa claramente carregada de mágoas do passado, de ambas as partes.



A foto que ilustra este post não nos deixa mentir: Schumacher foi desleal. Ele pode defender sua posição, óbvio, mas não pode jogar um piloto no muro desse jeito. Aliás, já imaginaram se tivesse algum infeliz saindo do box àquela altura? A FIA também achou a coisa perigosa, tanto que puniu Schumacher, que vai perder dez posições no grid para a corrida da Bélgica.



Parabéns a Rubinho pela ultrapassagem linda, uma das mais belas de 2010. Mas menos, muito menos, para a repercussão do fato no Brasil. A coisa está sendo tratada como uma disputa histórica, uma vingança de toda uma nação contra o alemão que sacaneava o brasileiro. E Rubinho, claro, carrega nas entrevistas, se revolta, bate no peito. Bobagem. Estamos falando de uma disputa pelo décimo lugar, entre dois pilotos de grande categoria, que nunca se bicaram, e que estão tocando o seu final de carreira de forma digna. Corridas são assim mesmo, um tentando passar e o outro tentando se defender. Se alguém for desleal na manobra será punido, como foi Schumacher. E pronto.



Classificação final (10 primeiros)



1º) Mark Webber – Red Bull Renault

Salvo pelo Safety Car, aproveitou a oportunidade, traçou uma estratégia ousada e cumpriu seu objetivo com muita competência. Chega a liderança do campeonato se valendo do grande equipamento que tem nas mãos e da maior experiência em relação ao companheiro.



2º) Fernando Alonso – Ferrari

Vai beliscando resultados importantes. Há apenas 10 pontos do líder, não há como não dizer que não está na briga.



3º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault

Se não fosse o Safety Car, ganharia fácil. Ainda assim, poderia ter se mantido próximo do companheiro, herdando a liderança após a parada de Webber. Mas, mais uma vez, se embananou sozinho e acabou em terceiro.



4º) Felipe Massa – Ferrari

Burocrático, se limitou a se manter na pista. Poderia ter tentado chegar na briga com Vettel e Alonso mas, aparentemente, ficou com preguiça.



5º) Vitaly Petrov – Renault

Ótimo resultado do russo, que foi muito bem no sábado e se manteve rápido e constante na corrida.



6º) Nico Hülkenberg – Williams Cosworth

Consistente o fim de semana todo, superando o companheiro de equipe.



7º) Pedro de la Rosa – Sauber Ferrari

Brilhante com um carro limitado, passando ao Q3 no sábado e marcando pontos no domingo. Deu adeus ao azar que vinha acompanhando-o em 2010.



8º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz

Mal na classificação de novo, não conseguiu impor seu ritmo no domingo. Resultado ruim para suas pretensões no campeonato. Poderia ter se aproveitado do abandono de Lewis Hamilton.



9º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari

Mais pontos para o japonês, que faz uma temporada das mais honestas, apesar dos erros ocasionais.



10º) Rubens Barrichello – Williams Cosworth

Pontinho conseguido na raça, após linda ultrapassagem sobre o ex-companheiro de equipe Michael Schumacher.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Sabe. Corridas na Hungria sempre são chatas, mas sempre tem momentos gloriosos. Desta vez foi o passão do 1B no alemão.
Vê que até circuitos chatos, que não são tilkados, são melhores que os tilkados?

Bruno Aleixo disse...

É, isso é verdade. Mas ainda acho que temos pistas não tilkadas que mereciam estar nessa brincadeira...