segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Uma chance aos pequenos

É muito legal quando uma equipe pequena, que só anda lá atrás, de repente “acha” um acerto incrível para uma determinada pista e consegue surpreender todo mundo. Não são muitos casos assim na F1. Me lembro de uma corrida, em 1990, na França, quando as March de Ivan Capelli e Maurício Gugelmin lideraram boa parte da prova, ao optar por não trocar pneus. O brasileiro acabou abandonando, mas Capelli foi chegou em segundo lugar, sendo ultrapassado por Alain Prost quando faltavam três voltas para o fim. Foi um dia de festa de para a Fórmula 1.

Pois 19 anos depois a Force India resolveu surpreender também. Sabe-se lá como a equipe, figura fácil no fim do grid, arrumou um acerto ideal para Spa-Francorchamps, possibilitou que Giancarlo Fisichella fizesse uma incrível pole-position no sábado e chegasse ao pódio no domingo. Isso sem contar Adrian Sutil, que mesmo não marcando pontos, fez uma corrida combativa ultrapassando, pressionando e dando trabalho aos outros pilotos. Fosse um pouquinho mais constante teria chegado entre os oito primeiros.

A Force India só não ganhou a corrida porque, como é de praxe em Spa, Kimi Raikkonen esteve perfeito. Venceu com autoridade, fazendo uma largada ousada e ultrapassando Fisichella quando o Safety Car deixou a pista no começo da prova, controlando a corrida com tranqüilidade.

Quem deve estar bastante preocupado é Jenson Button. Mal na classificação, o inglês se envolveu no acidente que também tirou da prova Lewis Hamilton, Jaime Alguesuari e Romain Grosjean de uma só vez. Para sorte do inglês, só Sebastian Vettel conseguiu um bom resultado entre aqueles que o ameaçam. Mark Webber esteve muito mal durante todo o fim de semana e Rubens Barrichello, mais uma vez, teve problemas na largada e só conseguiu dois pontinhos.

É bom o inglês da Brawn começar a se preocupar. Se não melhorar o desempenho, pode ver sua vantagem se acabar rapidamente.

Classificação Final (8 primeiros):

1º) Kimi Raikkonen – Ferrari
Quando está acordado, é um grande piloto. Pena que esteja acontecendo tão pouco.
2º) Giancarlo Fisichella – Force India Mercedes Benz
Fantástico. Mais uma vez Fisichella prova que só vai bem em times pequenos. Um resultado histórico para sua equipe.
3º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Não tinha chances, perante o bom desempenho de Ferrari e Force India. Mas conseguiu um bom resultado na luta pelo título.
4º) Robert Kubica – BMW
A performance de Kubica (e também de Heidfeld) deve deixar a covarde BMW com vergonha de ter anunciado sua saída.
5º) Nick Heidfeld – BMW
Idem a Kubica. É uma pena que talvez não consiga um lugar para correr em 2010.
6º) Heikki Kovalainen – McLaren Mercedes Benz
Poderia ter lutado mais à frente, mas não vem bem o ano todo. Marcou pontos, mas foi pouco. 7º) Rubens Barrichello – Brawn GP Mercedes Benz
Pela terceira vez no ano, teve problemas com a embreagem. Não venceria a prova, mas poderia ter ficado em quarto lugar, ou até chegado ao pódio. Precisa discutir isso com a equipe (internamente, por favor).
8º) Nico Rosberg – Williams Toyota
Mantendo sua regularidade no ano. Desta vez, sem brilhar, mas marcando seus pontinhos.

Nenhum comentário: