terça-feira, 18 de agosto de 2009

A desistência do campeão

* Texto escrito há mais de uma semana. Postado só agora por pura falta de tempo deste blogueiro

Relutei bastante antes de escrever sobre a alardeada volta de Michael Schumacher à Fórmula 1, justamente por sentir que o próprio alemão se mostrou bastante reservado e pouco empolgado com a notícia, frente ao oba oba feito pela imprensa esportiva. Schumacher se limitou a divulgar um comunicado seco, reafirmando sua lealdade à Ferrari e sua amizade com Felipe Massa.
Mas foi só entrar no cockpit da Ferrari de 2007, emprestada por um milionário que adquiriu o carro que fez de Kimi Raikkonen campeão, para que Michael acusasse dores do pescoço. Um esporte que maltrata tanto esta parte do corpo do atleta, não perdoaria alguém que não sentava num carro há quase dois anos (ele chegou a participar dos testes para a temporada de 2008). Schumacher percebeu que não seria fácil, tentou fazer alguns treinos de kart, mas viu que não daria mesmo. E hoje anunciou que está fora da prova de Valência. O substituto de Massa será Luca Badoer, italiano com uma extensa folha de serviços prestados à Ferrari.

Obviamente que muitos dirão que Schumacher foi covarde, que não respeitou os torcedores que compraram ingresso para vê-lo e etc. Bom, em primeiro lugar, irresponsável foi a Ferrari, que o anunciou antes de saber se ele estava ou não em condições. E, para mim, Michael Schumacher deu foi uma demonstração de profissionalismo sem igual ao desistir de participar de uma prova, na qual ele não teria mesmo condições de correr, colocando em risco não só a sua, como a integridade de outros pilotos.

Isso sem contar que estamos falando da imagem de um heptacampeão do mundo, o maior de todos os tempos. Não pegaria bem para ele voltar andando no meio do pelotão, sem os reflexos em dia. Em 1995 Nigel Mansell voltou à Fórmula 1 com 40 anos nas costas e, em duas corridas, conseguiu resultados e tempos tão medíocres, que foi despedido. Saber a hora de parar é um dom que poucos atletas têm.

Confesso que sim, fiquei bastante animado por poder ver de volta aquele que escreveu seu nome na história da categoria. Mas sua desistência, depois de tentar e perceber que não dava mesmo, me fazem admirá-lo ainda mais.

Nenhum comentário: