sábado, 5 de setembro de 2009

Escolha de Fisichella é uma bela tacada... Mas pode ter sido tarde

Depois de muita especulação, a Ferrari confirmou Giancarlo Fisichella como substituto de Felipe Massa até o final do ano. Luca Badoer, lançado aos leões completamente fora de forma e sem condições de pilotar um carro de F1, não continuará como titular. E, somando suas atuações ridículas à sua idade avançada, certamente sua carreira de piloto está comprometida. Eu não contrataria um piloto desses.

A política da Ferrari para a contratação de Fisichella é mais ou menos a mesma que levou os italianos a apostarem em Badoer: um prêmio. Físico sempre demonstrou grande entusiasmo ao falar da Ferrari, chegando a dizer que o sonho da sua vida era pilotar um dos carros vermelhos. Ao final de sua carreira, conseguiu.

Não é um piloto espetacular. Sempre brilhou em equipes pequenas, mas decepcionou na Renault bi-campeã do mundo. Porém, tem algo que falta a Badoer: ritmo. Está na ativa, acaba de fazer a grande corrida da sua vida, chegando em segundo na Bélgica, pilotando um Force India. Não há dúvidas de que, de certo modo, fez por onde conseguir esta vaga.

Deverá marcar alguns pontos para a equipe, o que será importante. A Ferrari cresceu de forma consistente ao longo do ano, não demonstrou picos, sua curva de ascensão é positivamente gradativa. Ter dois pilotos competitivos é fundamental para que a equipe consiga pontos importantes, batalhando por uma posição melhor no campeonato.

Além disso, ao optar por Fisichella a Ferrari evita polêmicas desnecessárias. Caso contratasse Robert Kubica ou, até mesmo Fernando Alonso, a equipe poderia desmotivar Kimi Raikkonen, já que esses dois poderiam perfeitamente ser contratados para o próximo ano, no lugar do finlandês. Isso porque, até aqui, não existem dúvidas sobre a permanência de Felipe Massa. Giancarlo Fisichella é uma solução temporária, não ameaça quem quer que seja.

Uma bela tacada da Ferrari para o final da temporada. Pena que demoraram muito para tomar esta decisão.

Um comentário:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

A Ferrari acertou em cheio na improvisação do piloto italiano. Eu comparo Fisichella ao Rubinho. Experiente, rápido e pacífico, ou seja, não é de briga com companheiros.
A Ferrari não poderia contratar um piloto promissor, pois o que ela quer é só um substituto. Se a dupla da próxima temporada se confirmar - Massa e Alonso - o que a Ferrari faria com um piloto que poderia desbancar um dos dois?
Acho que Fisichella fará um bom trabalho na escuderia italiana, sem ameaçar lugar de outro piloto titular.