domingo, 23 de agosto de 2009

GP de Valência: show de Rubens, numa prova chata

Bela vitória de Rubens Barrichello, agora há pouco em Valência, uma corrida chata, como têm sido chatas a maioria das provas este ano. Tirando aquelas nas quais vemos muita chuva, o resto temos que ficar mesmo é com as ultrapassagens nos boxes. Ainda bem que isso vai terminar no ano que vem, mas isso é assunto para outro dia.

Dizia que Rubinho ganhou a corrida de forma brilhante. E foi mesmo. Obviamente contou com o erro da McLaren que jogou a corrida de Lewis Hamilton na lata do lixo, ao se embananar no pit-stop do inglês. Mas, como já disse antes, corridas são assim mesmo. Rubens tem seus azares e não pode reclamar. Hoje foi seu dia, estava no lugar certo e na hora certa, como Button esteve no início do ano e aproveitou.

É cedo para dizer que o brasileiro tem chances de título, pois a diferença dele para Jenson Button é de 18 pontos, o que é muita coisa. Mas matematicamente é possível e Rubens pode se aproveitar do momento pouco favorável pelo qual passa o colega inglês. Vamos acompanhar.

Aos pitacos:

_ Essa pista de Valência pode até ser bonita, mas o traçado é de doer. Difícil de ultrapassar. Porque torrar esta grana, construindo uma pista destas, se a cidade tem um belo autódromo para sediar corridas? Coisas da F1...

_ Romain Grosjean estreou pela Renault e não fez nem mais nem menos do que Nelsinho Piquet, ao contrário do que Galvão Bueno tentou fazer parecer. A vantagem do francês é que esta era sua primeira prova e ele ainda tem o que evoluir.

_ Vou escrever mais detalhadamente sobre Luca Badoer, mas adianto que acho o italiano o menos culpado do que aconteceu neste fim de semana. Um vexame que ele não precisava passar.
_ Irreconhecível a Red Bull neste final de semana. Bom para a Brawn que vai conseguindo administrar a vantagem que Jenson Button abriu no início da temporada.

Classificação Final (8 primeiros):

1º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedes Benz
Impecável, desde o início do fim de semana. Sua melhor corrida no ano. Se mantiver o desempenho, pode entrar na briga.
2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Fez uma bela prova, mas foi prejudicado pela equipe. A McLaren renasceu em 2009.
3º) Kimi Raikkonen – Ferrari
Vai beliscando pódios e pontos importantes para a equipe.
4º) Heikki Kovalainen – McLaren Mercedes Benz
Bem nos treinos e discreto na corrida. Continuo achando que é muito carro para pouco braço.
5º) Nico Rosberg – Williams Toyota
O contrário de Kovalainen. Com eficiência e velocidade, vai conseguindo pontos importantes, com um carro ruim.
6º) Fernando Alonso – Renault
Continua salvando o ano da Renault, com seus pontos. Leva o carro nas costas.
7º) Jenson Button - Brawn Mercedes Benz
Caiu muito nas últimas corridas, mas ainda tem uma enorme vantagem no campeonato. É só saber administrar.
8º) Robert Kubica – BMW
Há quanto tempo não víamos o polonês nos pontos! Um desperdício de talento, com um carro abaixo da crítica.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Bom...
Eu, e eu disse EU, não gosto do 1B, assim como sendo santista não gosto do Corinthians, ou São Paulo ou Palmeiras, e não vou ficar feliz por suas vitórias.
Por mais justas que sejam.

E esta até foi, pelos proprios méritos de ter feito o que dele se espera: Acelerar.
E pelos outros que se embananaram, leia-se Hamilton já que Kova é um daqueles pilotos que não fazem diferença nenhuma em nada...