terça-feira, 29 de março de 2016

Como está fica

McLaren foi uma das que votaram pela continuidade do
novo formato de treinos

A Fórmula 1 vai manter o novo formato de classificação no GP do Barhein, neste fim de semana. O treino disputado na Austrália, embora tenha produzido boas situações no Q1 e em parte no Q2, afundou no Q3, justamente no momento decisivo. A críticas foram pesadas e a FIA anunciou que voltaria ao formato antigo. Mas não houve unanimidade na votação (McLaren e RedBull votaram pela continuidade do formato novo) e o sistema de eliminação visto em Melbourne permanece.

É uma bobagem enorme, embora não haja o que fazer se não há unanimidade na votação. A pessoa que pensou neste formato, teve uma boa idéia. De fato o sistema eliminatório manteve os pilotos na pista durante o Q3, e eles tiveram que se virar com o tráfego para conseguirem uma volta limpa e não serem eliminados. O problema é que nas fases seguintes, a questão do tráfego desaparece e os pilotos passam a se preocupar com os pneus que terão que usar na corrida.

Como eu disse após a prova da Austrália, as equipes hoje sabem exatamente qual tempo seu conjunto carro/piloto é capaz de atingir. Não há mais margem para variáveis neste sentido. Por isso vimos no Q3 os pilotos parados nos boxes, desistindo da classificação por saberem que já tinham atingido seu limite. Não vejo como isso pode ser mudado para o Barhein, vai continuar a mesma coisa.

Eu, pessoalmente, não desgosto do formato que era usado até o ano passado, achei que não precisavam ter inventado moda com os treinos. Formato bom mesmo era o de 2003, com os pilotos indo para a pista cada um de uma vez. Mas ele durou só até 2005 e acho que não será mais adotado. De qualquer maneira, no Bahrein, veremos mais um capítulo da novela dos treinos e com um final que já conhecemos.

2 comentários:

Grid GP disse...

Eu fiz uma conta rápida e foram cerca de 14 carros eliminados parados nos boxes. Eu não consigo gostar disso.

Meu caro, estou reorganizando um blog para voltar a escrever sobre corridas também. O endereço é este aí em baixo... Coloca nos seus links aí do lado (dica: apague esses links que não são atualizados a anos). Eu já coloquei o seu lá.

Por enquanto apenas colei umas colunas que escrevi para um site ano passado, mas aos poucos vou entrando na rotina que você já está acostumado.

http://alemdavelocidade.blogspot.com.br/

Obrigado!

Fábio Campos

Bruno Aleixo disse...

Ótima notícia, meu amigo! Sinto falta dos seus textos. Já está entre os companheiro de equipe!