domingo, 15 de novembro de 2015

É dose

Hamilton só acompanha Rosberg, em Interlagos: gente, o campeonato já acabou! Se arrebentem! 

Não sei exatamente o que, e nem como, mas a Fórmula 1 precisa providenciar uma maneira de evitar que tenhamos, em 2016, o quarto campeonato seguido de domínio de uma equipe. Em 2013 foi a RedBull, e nos dois últimos anos a Mercedes. Não dá para se chegar a Interlagos, penúltima etapa, com uma corrida que não vale nada. Que se juntem os dirigentes e façam alguma coisa. Desse jeito, a audiência vai cair mesmo. A gente gosta de ver disputas por títulos e vitórias. Sim, pode haver domínio em um ano ou outro, mas todo ano é dose pra leão.

Hoje, em Interlagos, tivemos um dos piores GP`s do Brasil da história, pelo menos que eu me lembre. Recordo da corrida da 2002, que foi um porre, mas a de hoje superou. As Mercedes, mais uma vez, dominaram com grande facilidade e seus pilotos pouco disputaram a primeira posição. Lewis Hamilton, que já é campeão, chegou perto de Nico Rosberg na metade da prova, mas pediu à equipe que mudasse sua estratégia, pois não conseguia ultrapassar o companheiro. Se fosse eu no rádio, diria: “Meu filho, o campeonato acabou! Joga o carro pra dentro e vê no que dá!”

Com isso Rosberg venceu, com Hamilton em segundo e Vettel em terceiro. O finalzinho da corrida ainda guardou algumas disputas entre Ricciardo, Maldonado, Nasr e Grosjean. Mas apenas um cara se salvou: Max Verstappen, autor de uma das mais belas manobras de ultrapassagem do ano, no S do Senna, sobre Pérez. Depois, repetiu a dose contra Nasr, mas o brasileiro demonstrou menos resistência do que o mexicano.

Para a torcida que foi ao autódromo, não restou nem mesmo a animação pelos brasileiros. Nasr até tentou fazer alguma coisa, parando uma vez menos para trocar pneus, mas foi ultrapassado por praticamente todos os carros da pista. E Felipe Massa foi um horror, totalmente apático, sem brilho e, mais uma vez, engolido pelo seu companheiro Valteri Bottas. O finlandês, com o quinto lugar, garantiu o terceiro posto para a Williams nos construtores, um resultado importante para a equipe. Massa ainda foi desclassificado no final, por causa de irregularidades na pressão de seus pneus, mas acho que nem ele vai sentir falta da oitava posição.

E vamos agora para as duas últimas provas de um campeonato em que, até os pilotos, parecem estar na contagem regressiva para terminar logo. Que tristeza.

Nenhum comentário: