domingo, 16 de agosto de 2015

A prova da Stock Car, ou porque a Globo não serve para exibir eventos de automobilismo


Hoje eu deveria escrever um mega texto sobre a vitória fantástica de Thiago Camilo na Corrida do Milhão, da Stock Car. Mas não vou fazer isso. Ao invés de escrever sobre a corrida, vou aproveitar o momento para trazer de volta uma discussão que vem desde o ano passado e que teve hoje, um momento de prova cabal do que eu já afirmara antes: a TV aberta não serve mais para a transmissão de qualquer evento de automobilismo. Aliás, eu até poderia escrever esportivo, mas não acho que ninguém vai abrir mão das grandes audiências proporcionadas pelo futebol.

A Stock Car é transmitida pela Sportv, mas algumas provas vão para a Globo, que passa a corrida dentro do Esporte Espetacular. Essas não vão para a TV a Cabo e foi o caso da prova de hoje, a mais importante do calendário. A Globo prometeu transmissão completa, com equipe in loco.

Ocorre que hoje foi dia de manifestações em todo o país. Não vou entrar no mérito do movimento, mas a manifestação estava marcada há muitos dias e em nada difere dos outros movimentos que foram realizados pelo país afora, em domingos anteriores.

A Globo dá ampla cobertura a estes movimentos e interrompeu o Esporte Espetacular a cada 15 ou 20 minutos para mostrar imagens idênticas de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e todos os lugares ocupados pelos manifestantes. E o mesmo ocorreu na prova da Stock.

Ao todo, numa prova de 45 minutos foram 3 interrupções, uma delas durante a janela de pit-stops, o momento mais decisivo da corrida, quando Thiago Camilo começou a construir sua vitória. A festa do vencedor também foi cortada, novamente com o objetivo de mostrar as capitais do país, onde nada parecia estar acontecendo de novo.

A TV aberta tem seus objetivos, e não me importa quais sejam. Mas hoje, a Globo provou que seu interesse pelo esporte é mínimo, a ponto de não poder esperar o término de uma corrida para mostrar imagens praticamente inertes de uma manifestação que duraria pelo menos mais três ou quatro horas. Se a corrida estivesse sendo transmitida pelo Sportv, quem gosta de corrida veria a corrida toda. Quem gosta de “jornalismo” veria as imagens das manifestações pela tela da Globo, ou qualquer outro canal que o valha. E todos sairiam felizes.

Por favor, no dia em que a Globo chutar o balde e desistir de vez do automobilismo, não dêem escândalos. Será uma espécie de libertação para quem gosta de corrida de verdade. Porque de desrespeito, já estamos de saco cheio.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Gosto muito da Stock, mas penso que ela só vai ter seu lugar de fato (o de principal categoria do país) quando se desvincular da emissora.
Pode até ser transmitida por lá, mas tem que ter o controle da coisa.