segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mais uma que vai

A Caterham e seu narizinho miserável

Ao que parece, a aventura da Caterham parece estar chegando ao fim na Fórmula 1. Tony Fernandes, o dono da equipe, tuitou um lacônico "A F1 não deu certo" e fechou a conta no microblog.

Das três estreantes que chegaram à F1 em 2010, apenas a Marússia dá mostras de que pretende continuar em 2015. Também foi a única que mostrou alguma evolução, inclusive marcou seus primeiros pontos na categoria no GP de Mônaco, este ano. A Hispania virou HRT e saiu logo depois e agora a Caterham vai embora, depois de estrear como Lotus.

Confesso que das três, a Caterham me parecia a "melhorzinha". Quando começou a contar com o motor Renault, em 2012, pensei que eles começariam a se aproximar do pelotão mais à frente, mas isso nunca aconteceu. Ao contrário, a equipe vem andando para trás. Este ano, com Kobayashi como piloto, chegou a ter um brilhareco na Malásia, quando andou na zona de pontos, mas foi só.

Um time pouco carismático que sai sem deixar saudades. Provavelmente deve ter sua estrutura vendida para alguém que queira se aventurar a fazer um time de Fórmula 1.

É estranho o que vem acontecendo com a F1 este ano. Adrian Newey também já disse que não vai mais se dedicar à categoria, embora tenha renovado contrato com a Red Bull. Vai trabalhar em outro setor da empresa. Ross Brawn saiu da Mercedes e teve seu nome ligado à Ferrari e à Williams, mas não quis nem saber.

Tenho achado o pessoal meio de saco cheio, principalmente com essas regras novas. Está difícil ter liberdade para criar, com tanta imposição e limitação. É um problema que Bernie Ecclestone vai ter que contornar. Ou talvez ele prefira continuar contando dinheiro, sei lá...

Nenhum comentário: