domingo, 8 de junho de 2014

Melhor assim



Vamos começar do final: Felipe Massa fez, no Canadá, sua melhor corrida do ano. Foi rápido, consistente, conseguiu manter um ritmo forte com seu segundo jogo de pneus, o que foi fundamental para que pudesse compensar o lamentável primeiro pit-stop realizado pela Williams. Eu até acho que a equipe poderia ter adotado uma tática diferente, mantendo o brasileiro na pista por mais tempo quando ele estava na liderança, para que ele pudesse calçar pneus supermacios no final. Mas é uma análise de quem está de fora, não sei se isso seria possível.

Mas aí houve a batida no final e um possível quarto lugar jogado no lixo. Não foi culpa do brasileiro, embora na hora tenha parecido que sim. Sérgio Perez defendeu a posição de forma imprudente, mudando a trajetória no momento da freada e Massa acabou passando por cima dele. Pérez vai perder cinco posições no grid do GP da Áustria, a próxima corrida.

Mas, mesmo que Felipe tivesse sido culpado, eu prefiro ver o brasileiro com a faca nos dentes, tentando conseguir mais pontos, do que burocrático como vinha sendo nas outras provas. Esse é o Felipe Massa que a Williams contratou e, se a equipe for inteligente, é a hora certa de conversar com ele no sentido de incentivá-lo. Se seguir assim, aposto num pódio do brasileiro ainda este ano, o que será espetacular.

Mas a corrida do Canadá foi espetacular por outros motivos também. A começar pela briga de Hamilton e Rosberg que estão tentando enganar a todos dizendo que voltaram a ser amigos, mas pelo menos na pista continuam mostrando o contrário. Hoje Rosberg jogo duro contra o companheiro na largada, embora tenha sido leal na defesa da posição.

E, pela primeira vez no ano, os carros prateados apresentaram problemas que levaram Hamilton a abandonar. Talvez por estar atrás de Nico ele não tenha conseguido poupar o equipamento para tentar chegar ao final, como fez o alemão, que assegurou pontos fundamentais para o campeonato. Lewis vai ter que remar tudo de novo para tirar a diferença.

E tivemos a primeira vitória de Daniel Ricciardo, que vem fazendo uma temporada espetacular. Bom ver a Red Bull de volta ao alto do pódio, depois dos problemas enfrentados no início do ano. Uma prova de competência da equipe austríaca, que segue sofrendo com a falta de potência do motor (ou unidade de força) Renault.

E para a Mercedes fica o recado: é bom não bobear, porque tem gente boa no seu encalço.

Nenhum comentário: