sexta-feira, 28 de março de 2014

Para relembrar: Malásia

Schumacher segura Hakkinen e Barrichello na Malásia/99: uma aula

Quando me perguntam por que acho que Michael Schumacher é o melhor da história do automobilismo, respondo que uma pessoa que ganha 7 vezes um título e vence 91 corridas não pode ter outra definição. Mas quando sou questionado em relação à frieza dos números, cito três corridas: o GP da Bélgica de 1995 (quando ele largou em 16º e venceu), o GP da China de 2006 (sua última vitória, uma tacada de mestre nas Renault) e este GP da Malásia de 1999, quando ele voltou após a recuperação do acidente em Silverstone para ajudar Irvine e mostrou que estava muito acima de todos os pilotos da época.

Assista ao vídeo, começando pelo link que postei abaixo e veja se não é verdade. O cara fica seis corridas fora e vê seu projeto de levar a Ferrari ao primeiro campeonato mundial de pilotos desde 79 ser encabeçado pelo picareta Eddie Irvine. Aí é convocado por Luca di Montezemolo a correr na Malásia, uma pista estreante, justamente para ajudar Irvine a derrotar as McLaren de Mika Hakkinen e David Coulthard que, àquela altura, estavam à frente na tabela. Tanto que Hakkinen poderia sagrar-se campeão já em Kuala Lumpur.

Poderia, se não fosse a atuação de mestre de Schumacher que correu como quis, mandou na prova e construiu o resultado a seu bel prazer. Repare na forma como ele tirava o pé nas curvas para atrasar Hakkinen, para depois acelerar quando precisava fazer o finlandês forçar o carro, tudo isso enquanto Eddie Irvine brigava com a sua Ferrari lá na frente tentando, em vão, abrir vantagem.

No fim, quando estava claro que o irlandês não teria capacidade de vencer a prova por suas próprias forças, Schumacher lhe entregou a vitória, possibilitando que Eddie chegasse ao Japão, na última etapa, com vantagem na disputa. Mas lá, Hakkinen tratou de virar o jogo e levou o bi-campeonato.

Vale a pena assistir cada segundo da corrida, uma das melhores de Schumacher, o melhor de todos os tempos na Fórmula 1. 


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