quinta-feira, 6 de março de 2014

E agora?

Lewis Hamilton e a Mercedes deverão dar as cartas no começo da temporada

Acabou a pré-temporada da Fórmual 1. A partir da próxima sexta feira, dia 14, quando os boxes de Melbourne se abrirem para os treinos livres o jogo será jogado pra valer. E, pelo que vimos nos testes de Jerez de la Frontera e Barhein, é uma temporada que desperta muita curiosidade desde já.

O novo regulamento deu um nó nas equipes. Ninguém conseguiu se entender bem com os carros ainda, nem mesmo aqueles que andaram na frente com alguma constância. Neste sentido, assusta ver as folhas de tempo e constatar a diferença gritante entre os tempos de volta dos pilotos. 3, 4,5, às vezes até 8 segundo separando carros de uma categoria que briga nos milésimos. Quando as diferenças apertavam um pouco, chegavam à 0,7 segundos.

De cara, parece que teremos uma inversão de forças até então inédita na categoria. Williams, Force India e Mercedes parecem ser as mais fortes e deverão dar as cartas nas primeiras provas. A McLaren vem um pouco depois. Aí teremos um pelotão formado apenas pela Ferrari, que teve um desempenho mediano. E só então viriam a campeã Red Bull, sua co-irmã Toro Rosso e a Lotus. Essas, sempre é bom lembrar, precisam conseguir ligar o carro para competir na Austrália, coisa que deverá ser bem complicada, pelo que vimos nos testes. E, como sempre, o fim do grid estará reservado para Caterham e Marússia.

Acho bobagem alguém acreditar em blefe nessa altura do campeonato. Com um regulamento tão diferente e desafiador, só sendo muito burro para desperdiçar testes com joguinhos de cena. As equipes tentaram de tudo, algumas se deram bem, outras muito mal.

Como eu disse outro dia, pela primeira vez em muitos anos, o feeling do piloto será decisivo. Aquele que souber dosar a velocidade com a capacidade de conservar o carro, vai largar na frente no campeonato. Ponto para os mais experientes, como Jenson Button, Felipe Massa e Fernando Alonso.

Agora é hora de começar a contar as horas para a primeira largada do ano e ver as surpresas que teremos com essa nova Fórmula 1.

Nenhum comentário: