terça-feira, 26 de novembro de 2013

O significado das homenagens

Massa é aplaudido na saída dos boxes em Interlagos: devoção da
Ferrari ao brasileiro não está ligada à resultados

Desde que teve anunciada a não renovação de seu contrato, Felipe Massa não para de receber homenagens da equipe Ferrari. No Brasil então, sua última corrida, tudo pareceu um exagero. Afinal de contas, se gostam tanto dele, porque não deram uma nova canetada no contrato?

A resposta para essa pergunta é uma triste constatação de que Felipe pode ser um cara bacana, leal e companheiro mas, infelizmente não traz bons resultados. A devoção dos mecânicos e dirigentes à sua figura está muito mais ligada àquilo que Massa ofereceu fora da pista. Dentro dela, foram 11 vitórias ao todo, uma a mais que Fernando Alonso, que correu metade do tempo na equipe italiana. Houve a disputa de título em 2008. Mas o grande problema foi a partir da chegada do espanhol na Ferrari, quando o desempenho de Felipe Massa caiu vertiginosamente, culminando com a não renovação do contrato.

Então, cabe a pergunta: sendo Felipe mais um cara legal do que exatamente um ótimo piloto, teria feito a Williams um bom negócio? O time inglês está investindo pesado, contratou Pat Symonds e Rob Smedley, terá motor Mercedes e quer aproveitar ao máximo o novo regulamento em 2014.

Mas em termos de pilotos... não sei. Claro que Felipe traz a experiência de anos de Ferrari (já disse ter andado no carro do próximo ano no simulador) mas, a princípio, parece não ser a melhor aposta para liderar um projeto de ressurgimento de uma ex-campeã.


Em 2012 errei ao palpitar sobre a contratação de Kimi Raikkonen para a Lotus. Tomara que eu erre de novo. 

Nenhum comentário: