segunda-feira, 29 de julho de 2013

Porque Vettel será tetracampeão



Restando 9 provas para o final da temporada, já podemos afirmar com alguma segurança que Sebastian Vettel vai se sagrar tetracampeão. O que já é assombroso, já que ninguém imaginava que apareceria alguém para quebrar os recordes de Michael Schumacher tão rapidamente. Mas apareceu e Vettel é o cara.

O alemão tem 38 pontos de vantagem sobre Kimi Raikkonen, que assumiu a vice liderança da temporada após o GP da Hungria. Alonso vem logo atrás do finlandês e Hamilton já aparece em quarto lugar. Esses três são os principais adversários.

Além de estar numa equipe estruturadíssima, com ótimo ambiente e um foguete nas mãos, Vettel tem como grande vantagem o fato de não ter um adversário fixo. Os três citados acima se revezam, e vão acabar se eliminando até o fim da temporada.

A Mercedes parece ter resolvido seus problemas com os pneus e até parece ter um carro mais equilibrado neste momento do que a Red Bull. Mas é improvável pensar que Hamilton vai engatar uma série de vitórias daqui até o final do ano. As pistas são muito diferentes entre si. Tivessem os prateados tido um começo de ano mais regular, poderiam estar na briga.

A Lotus tem um bom carro, mas não tem potencial para brigar por vitórias constantemente. Depende de esforços de Kimi Raikkonen, mas o finlandês não pode andar o tempo todo com a faca nos dentes. Na Hungria, por exemplo, classificou-se mal. Se estivesse mais à frente, poderia ter brigado pela vitória.

A Ferrari até que começou bem o ano, mas voltou a mostrar os mesmos problemas do ano passado: um carro lento em classificação e razoável em ritmo de corrida. Tirando uma ou outra mágica de Alonso, os italianos estão fora da briga.

Com um bom carro, uma boa equipe, pilotando o fino e sem um rival que realmente o desafie, Sebastian Vettel corre para levantar a taça pela quarta vez consecutiva. Quem será que vai se meter no caminho dos recordes desse alemão?

2 comentários:

Ron Groo disse...

Rivais ele até tem, o problema é a fase que os carros deles estão.
Lotus não tem, e nunca teve, carro a altura e a Ferrari parece desinteressada deste ano.

Anônimo disse...

Vettel nesses anos de Red bull ganhou experiência amadureceu e está fazendo pontos ao longo do campeonato e jogando pressão para os outro adversários,pois ele já e tri-campeão e da forma que está pilotando e a estrutura que tem acho difícil ele não conseguir o tetra-campeonato.