segunda-feira, 10 de junho de 2013

Afinal de contas, foi ruim?

As Mercedes de Rosberg e Hamilton: eles podem ter salvado o campeonato

Depois de um início de temporada problemático, com alguns pilotos mal conseguindo dar 6 voltas na pista, a Pirelli parece ter minimizado os problemas. Mônaco e Canadá, os GP’s nos quais a borracha se comportou bem, ocorreram após o polêmico teste no qual a Mercedes usou um carro de 2013, após o GP da Espanha. Pelo regulamento, a fornecedora de pneus pode requisitar um teste quando achar conveniente, mas ele precisa ser feito com um carro, no máximo, de 2011.

Não pode ser uma coincidência. No GP da Espanha, os carros da Mercedes chegaram em 7º e 14º na corrida, depois de largarem em 1º e 2º lugares. Isso com Hamilton gritando pelo rádio que não conseguia andar mais devagar que aquilo. Em Mônaco, Rosberg ganhou a prova com o pé nas costas e ontem ambos fizeram corridas consistentes, sendo que Lewis perdeu a segunda posição por problemas nos freios. Além disso, Paul di Resta deu assombrosas 53 voltas com seus pneus médios.

É claro que vimos ainda alguns problemas, como a Toro Rosso de Jean Éric Vergne patinando antes da 10ª volta, mas essa parece ter sido uma exceção e não a regra, como antes.

Que a Mercedes levou vantagem com o teste, não há dúvidas. Mas fico pensando se a FIA não precisaria fazer uma revisão nesta regra. O teste da Mercedes acabou fazendo bem a todas as equipes. Felipe Massa, um dos que mais consumiram pneus nas primeiras corridas do ano, pode fazer sua prova de recuperação sem problemas. A Red Bull, que também sofria bastante principalmente com Webber, venceu com Vettel e obteve um quarto lugar com o australiano.

Alonso continuou forte como sempre, as Force India também fizeram boas corridas. Os carros ruins, continuam ruins, como Williams e McLaren. As nanicas, não mudaram em nada.
Quando eram ruins, os pneus prejudicavam todos. Agora, melhores, alteram pouco o panorama do mundial. Afinal de contas: o teste da Mercedes foi bom ou ruim? Acho que o GP do Canadá nos respondeu positivamente.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Os testes fizeram muito bem aos carros da Mercedes.
Cada vez mais concordo que Vettel e a Red Bull tem razão nas reclamações.