sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fim da linha



Mark Webber está deixando a Fórmula 1 depois de doze anos. Estreou na Minardi em 2002, passou pela Jaguar, Williams e Red Bull. Uma carreira sólida, sem dúvidas. Foram 9 vitórias, 34 pódios e 11 pole positions. A maior parte destes números veio a partir de 2009, quando o Australiano foi para a equipe de Dietrich Mateschitz.

Aos 36 anos Webber vai integrar o time da Porche no WEC. Os alemães estão preparando uma entrada triunfal no campeonato e certamente um piloto com tanta experiência em Fórmula 1 será muito útil.

A maior contribuição de Mark Webber à Fórmula 1 foi a de, no ano de 2010, mostrar que é possível um segundo piloto lutar por resultados sem abaixar a cabeça para ninguém e, ainda assim, manter o prestígio dentro da equipe. Webber sai da Red Bull com uma ótima imagem, ao contrário do que pregam os segundos pilotos clássicos, que achavam que desobedecer uma ordem de equipe significaria o encerramento imediato do contrato. Mark lutou roda a roda com o companheiro Vettel pelo título naquele ano e ainda assim teve seu contrato renovado mais de uma vez. Um tapa na cara de uns e outros que abaixam a cabeça para qualquer voz mais contundente que pinta no rádio.

Agora começam as especulações. Raikkonen, Massa, Vergne e Ricciardo já foram citados como possíveis ocupantes do carro nº 2 da Red Bull. Kimi não é piloto para ser coadjuvante, o que pode ser um problema. Massa representaria uma troca de 6 por meia dúzia. Vergne e Ricciardo me parecem escolhas mais lógicas e, a partir de agora, o duelo entre eles por esta vaga deverá ser uma das grandes atrações da temporada.

Começou a temporada 2014 nos bastidores.