domingo, 30 de junho de 2013

4 homens e um show

Hamilton: um dos destaques do GP da Inglaterra, junto com Massa, Alonso e Webber


Depois dos questionamentos publicitários do outro post, vamos falar da corrida. Que foi muito boa, principalmente em virtude dos problemas de pneus. E, especialmente, por causa da atuação de 4 pilotos: Massa, Hamilton, Alonso e Webber.

A começar por Massa. O brasileiro fez uma largada primorosa, como há muito tempo não se via na Fórmula 1. Saiu da 12ª para a 5ª posição, um salto impressionante. Estava em quarto quando seu pneu foi para o espaço e no meio da curva, ao contrário dos outros desafortunados da borracha, que ficaram descalços na reta. Felipe rodou, deu uma volta inteira até parar nos boxes e voltar à pista em último. Com as entradas do Safety Car voltou à briga, estava em 11º a seis voltas do fim, e fechou em 6º. Estaria no pódio e poderia até brigar pela vitória, caso não tivesse tido problemas.

Hamilton fez um treino incrível, liderava tranquilamente e venceria em casa. Mas foi a primeira vítima dos pneus e teve que batalhar uma recuperação semelhante à do brasileiro da Ferrari. Conseguiu um excelente 4º lugar, deixando a torcida de Silverstone bem feliz.

Já Alonso não teve problemas nos pneus, mas tinha um carro pouco competitivo e aproveitou cada momento para fazer ultrapassagens e chegar lá na frente. Na saída do último Safety Car, a seis voltas do fim, viu que era a hora certa e partiu para cima com sangue nos olhos, conseguindo um pódio improvável.

E, por fim, Mark Webber, o quase aposentado. Largou mal, foi tocado por Grosjean, caiu para 15º e fez uma parte final de prova alucinante, protagonizando grandes duelos. Mais duas voltas e chegaria em Rosberg, para lutar pela vitória. Não deu, mas o segundo lugar foi um prêmio pela sua excelente perfomance no final.

O vencedor, Nico Rosberg, surpreendeu pelo ritmo constante e mostrou que a Mercedes resolveu mesmo seus problemas crônicos de desgaste de pneus. O campeonato continua em aberto, com Vettel na liderança, mesmo com o abandono de hoje.
Daqui uma semana, a corrida é na casa do alemão. Será que a sorte o abandonou de vez?

Nenhum comentário: