domingo, 17 de março de 2013

Austrália confirma regularidade da Lotus e velocidade de Raikkonen

Raikkonen mostra que vai brigar pelo título


 Durante os testes de inverno, várias equipes se revezaram na frente: Ferrari, McLaren, Mercedes e RedBull, em algum momento, fizeram tempos melhores que os adversários e despontaram como possíveis protagonistas da temporada. Mas regularidade, só uma equipe mostrou: a Lotus que esteve sempre entre as mais rápidas, sem ser necessariamente a mais rápida de todas, hora com Kimi Raikkonen, hora com Romain Grosjean. E na abertura da temporada, na Austrália, a tendência se confirmou.

Depois de um treino discreto, Raikkonen colocou todo mundo no bolso na corrida, adotando uma estratégia de uma parada a menos, mostrando que tem um carro equilibrado e que é, sim, um adversário forte na luta pelo campeonato em 2013.

Massa a frente de Alonso
Mas a prova da Austrália não trouxe só a surpresa do finlandês: a Ferrari comprovou que continua com um carro bom em ritmo de corrida e parece ter resolvido o problema das classificações. E o melhor: aparentemente, terá dois pilotos fortes este ano já que Felipe Massa parece ter virado uma chave qualquer em seu cérebro. O brasileiro fez uma corrida brilhante na Austrália, e só não foi ao pódio porque adotou uma estratégia equivocada na segunda parada e acabou sendo prejudicado.

Aliás, cabe um parêntese, meio grande: Massa mostrou competitividade e velocidade, mas não é melhor que Fernando Alonso, porque ninguém é no momento. O espanhol, quando viu que não poderia ultrapassá-lo, mudou a estratégia e parou antes nos boxes, são alternativas na corrida. Mas a melhor notícia foi ver Massa andando em ritmo forte o tempo inteiro, acompanhando o espanhol, andando perto de Vettel, brigando com Hamilton. Vai vencer corridas este ano e será muito útil à Ferrari na briga pelo campeonato. E quem sabe não arruma vaga numa equipe na qual pode brigar para valer em 2014?

Vettel pulou bem no ínício
A Red Bull, por exemplo, vai precisar. Enquanto o tricampeão Sebastian Vettel continua andando forte, Mark Webber foi um arremedo de piloto, lembrando o antigo Felipe Massa dos três últimos anos, largando mal, comendo pneus sem andar forte e mostrando um desempenho bastante aquém do que o carro pode oferecer. Aliás, quem esperava um domínio da RedBull quebrou a cara. O carro é bom, mas o braço de Vettel vai contar muito.

Na Mercedes, Hamilton estreou bem, mas o carro mostrou ainda ser instável. Vai ter trabalho. E tivemos as surpresas, positivas, da Force India com Sutil, e negativas, da McLaren com seus dois pilotos brigando para não sair da zona de pontos.

Começou bem o mundial de Fórmula 1. Esperança de uma temporada tão boa quanto a de 2012.

Nenhum comentário: