domingo, 24 de março de 2013

Esquisito...

Largada na Malásia: um GP estranho

Jogo de equipe. Mal feito. E a Ferrari não estava no meio. Só isso já serviria para colocar o GP da Malásia como uma corrida estranha na Fórmula 1 atual. Mas teve mais. Teve Alonso cometendo um erro de principiante na largada. Teve Massa chegando me quinto e passando o companheiro de equipe na tabela. Teve Hamilton entrando nos boxes da McLaren, sendo que agora está na Mercedes. Teve a Force India abandonando a corrida por causa de um misterioso problema na roda esquerda de seus carros. Uma corrida muito estranha mesmo.

Mas comecemos do começo: Alonso largou bem, pulou para segundo e, afoito para ultrapassar Vettel, acabou batendo na traseira do adversário e danificou sua asa dianteira. Inexplicávelmente não foi para os boxes e viu sua combalida as ir para os ares. Foi parar na brita e adeus corrida.

Massa que saia em segundo se atrapalhou com as confusões do companheiro e caiu para sétimo, embolado com as Lotus e McLarens. Fez uma corrida burocrática, mas dentro do que o equipamento permitia. Acabou sendo o melhor do resto, já que Mercedes e RedBull pareciam imbatíveis hoje.

Lá na frente desenhava-se a situação favorável ao jogo de equipe. Vettel vinha mais rápido que Webber, os dois na ponta. E Rosberg partia para cima de Hamilton, pela terceira posição. Rosberg obedeceu, e se manteve atrás.  Vettel não. O resultado foi um pódio chocho, todo mundo com cara ruim. Vettel, o arrependido, pediu desculpas. Adrian Newey, o chefão, dando bronca no tricampeão. Webber, o furioso, indignado. E Hamilton, o bonzinho, dizendo que Rosberg é quem deveria estar ali.

A verdade é que não tem lugar para camaradagem num ambiente como a F1. Ou o cara se submete, como Nico, ou resolve que quer lutar pela vitória e luta, como Vettel. Ross Brawn é o mestre deste tipo de situação e expos seu piloto, que era muito mais rápido, à humilhação pública. Desnecessário. A RedBull também perdeu oportunidade de ficar calada, devia ter deixado a coisa rolar na pista. Tem dois ótimos pilotos, que vão saber lutar pela vitória, de forma limpa. Ao dar a ordem, acabaram criando uma situação perigosa, levando Webber e espremer o companheiro contra o muro, ao perceber que ele não obedeceria.

E vamos de mimimi até na China.

Nenhum comentário: