quarta-feira, 20 de março de 2013

Qual é o caminho de Felipe Massa?




Depois de três anos de um desempenho absolutamente lamentável, a Ferrari fez a caridade de renovar o contrato de Felipe Massa. Sim, caridade. Aliás, não consigo entender como a equipe italiana pôde ter ficado com o brasileiro, podendo escolher entre os promissores Sérgio Perez e Jules
Bianchi.

Mas escolheu. E o brasileiro parece ter acusado o golpe, já que terminou bem o ano passado e começou forte em 2013, fazendo uma bela corrida no GP da Austrália. Mas Massa não vai vencer Fernando Alonso, por vários motivos. Entre eles, o fato de o espanhol ser mais piloto e de ter conquistado a confiança da Ferrari nas temporadas em que esteve lá. Foi Alonso quem conseguiu disputar os títulos de 2010 e 2012 até o final, tendo um carro inferior aos adversários.

A Ferrari tem a política de escolher um piloto e elegê-lo como aquele que vai disputar o título. Não é uma escolha aleatória: passa pela confiança que o piloto desperta e a Ferrari confia mais em Alonso. Quisesse ter essa confiança, Massa deveria ter tido um início de ano em 2010 arrasador, mas esteve longe disso. Hoje, Fernando Alonso é o dono da Ferrari, manda e desmanda, um status que conquistou na pista, com resultados. Ponto final.

O que sobra então para Felipe Massa? Voltar a ser um piloto de ponta, conseguir resultados, ajudar a equipe. Mostrar que, tendo um carro bom e com liberdade para brigar, pode disputar um campeonato. Esse será o caminho que terá que traçar para arrumar um bom contrato no ano que vem, em uma equipe que seja mais democrática em suas escolhas. A RedBull não deve continuar com Webber (embora prefira apostar em talentos mais jovens) e a Lotus pode perceber que, para ser um time de primeira linha, precisa de dois pilotos fortes e não um pagante como Grosjean. São dois caminhos imediatos que vejo, mas ao longo do ano, podem surgir outros.

A bola está com Felipe. Ele tem 19 etapas para mostrar que pode ser útil para a Fórmula 1. A julgar pelo que fez na Austrália, está no caminho certo.

Nenhum comentário: