quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ídolos do blog - Al Unser Jr.




Experimente pegar uma corrida antiga da Indy (tem várias no Youtube), especialmente da década de 90. Antes da largada veja a classificação e constate que Al Unser Jr, provavelmente, terá feito o 18º ou 19º tempo.

Pois eu aposto o dinheiro que for que, em 10 voltas ele estará entre os 10 primeiros. Mais alguns giros, talvez 15 ou 20, o Little Al já passará entre os cinco. E muito provavelmente, após a primeira rodada de pit-stops, estará pressionando os líderes. Na bandeirada, se não vencer a prova, vai estar no pódio.

Quem é fã da Indy desta época, uma era de ouro do automobilismo, se acostumou ao estilo deste bi-campeão da categoria, correndo pela Penske e pela Galles. Venceu duas vezes as 500 milhas, uma em 92, chegando poucos centímetros à frente de Scott Goodyear, numa disputa memorável. A outra em 94, herdando a vitória depois que Emerson Fittipaldi estampou o muro, a 20 voltas do fim.

Sobre essa aliás, tenho uma convicção, que pode ser de fã, mas não abro mão. Emerson liderava com tanta folga que chegou para dar uma volta sobre Al Unser, na parte final. O americano, então, acelerou e não deixou o adversário passar, ficando a frente dele por algumas voltas. E, numa dessas, Emerson acabou perdendo o controle e batendo. Para mim, Al Unser fez de propósito, andando a frente de Emerson de modo a jogá-lo na turbulência de seu carro, já que a prova estava perdida. Mas nunca vamos saber a verdade.

Al Unser Jr. largou as pistas em 2007, lutando contra o alcoolismo. Várias lendas correm em torno dos problemas do piloto com as bebidas. Jornalistas que cobriram o GP do Brasil, em 96, dizem ter visto o piloto enxugando uma bela garrafa de Jack Daniel’s durante os treinos, debaixo do sol de 40 graus do Rio de Janeiro. Lendário.

Mas pouco importa. Enquanto conseguiu pilotar em alto nível, Al Unser protagonizou diversos duelos incríveis na pista, demonstrando regularidade e agressividade na medida. Para mim, o melhor piloto de Fórmula Indy da história e, sem dúvida, um dos melhores do automobilismo.



Nenhum comentário: