segunda-feira, 24 de setembro de 2012

As verdades de Cingapura



Vettel venceu, mas Red Bull ainda é muito irregular

O GP de Cingapura mostrou algumas verdades:

A primeira: A FIA está bem perdida com essa história de punições. A idéiade convidar ex-pilotos como comissários surgiu como uma boa novidade em 2010 mas o resultado foi péssimo. Os tais comissários, talvez sentindo-se na obrigação de mostrar porque foram escolhidos, acabaram se esquecendo que automobilismo envolve riscos, toques e ultrapassagens. O resultado é que hoje ninguém pode fazer nada. Ontem, Allan McNish até parecia ir contra essa maré, ao não punir Bruno Senna por sua defesa de posição na briga com Felipe Massa. Mas o comissário convidado compensou punindo Schumacher eWebber, um por atropelar um adversário, o outro por ultrapassar usando a enorme e asfaltada área de escape que tinha a disposição. Cansei decomentar sobre isso. 

Briga antológia entre os brasileiros
A segunda: Felipe Massa ainda sabe pilotar um carro de Fórmula 1. Ontem, em Cingapura, fez uma corrida excepcional, tempos de volta muito consistentes e, de quebra, uma das mais belas ultrapassagens que já vi na Fórmula 1, sobre Bruno Senna. Isso prova o que já disse aqui: seu mal desempenho não tem a ver com o acidente na Hungria. Seu problema é motivação. Está correndo atrás do seu novo contrato para 2013. Se conseguir melhorar em classificação, pode voltar ao pódio ainda este ano. 

Schumacher atropela Vergne: e o freio?
A terceira: infelizmente, já deu para Michael Schumacher. Aos 43 anos, o heptacampeão não precisa mais passar pelo constrangimento que a falta de reflexo tem lhe causado. Ontem, mais uma vez, o alemão atropelou um adversário (tinha feito o mesmo com Bruno Senna na Espanha) e foi obrigado a pedir desculpas públicas. Acredito que este acidente vai pesar muito na decisão de ficar ou se aposentar. Caso opte pela aposentadoria, Schumacher vai causar um enorme movimento no mercado de pilotos, o que também é ótimo. 

Quarta e última: Alonso vai ser campeão porque é o melhor piloto e porque tem muita sorte. Lewis Hamilton parecia imbatível com a McLaren em Cingapura e se configurava como principal rival do espanhol. Mas o carro do inglês teve problemas no câmbio e Sebastian Vettel herdou a vitória com a irregular Red Bull. Pelo jeito, Hamilton e Vettel deverão alternar vitórias até o fim do ano. Se Alonso se mantiver próximo, e é provável que vai se manter, leva o caneco.

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