segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rosberg e Pirelli: protagonistas na China



Se em 2011 tivemos uma temporada de Fórmula 1 completamente dominada por Sebastian Vettel e a imbatível Red Bull, 2012 promete um caminho bem diferente. Em três corridas até agora, tivemos três vencedores de três equipes diferentes e o líder do campeonato é Lewis Hamilton, que não venceu nenhuma. Aliás, esteve no pódio nas três, mas como terceiro colocado. Se a Austrália apontou uma McLaren forte e a Malásia mostrou que a Sauber fez um carro muito bom, a China trouxe das cinzas a Mercedes que, aparentemente resolveu seus problemas de desgaste de pneus e deu a Nico Rosberg sua primeira vitória na categoria. E poderia ter feito dobradinha, se não tivessem estragado a corrida de Schumacher com um pit stop mail feito.

Aliás, os pit stops e os pneus acabaram ajudando a definir o resultado do GP da China em larga escala. A corrida começou morna, com Rosberg liderando sem dificuldades, abrindo distância para Schumacher. A decepção da largada foi Kobayashi, que saía em terceiro, mas caiu para sexto e fez uma corrida bem discreta.

Quando começaram os pit-stops, as estratégias foram se revelando. Aí apareceu Felipe Massa. O brasileiro largou com pneus duros e partiu para duas paradas. Mas, apesar de parecer estar melhor familiarizado aos pneus, o brasileiro continua apresentando um ritmo de corrida lamentável. Passou a prova toda sendo ultrapassado e quando tinha que passar alguém (Paul di Resta por exemplo) ficava voltas e voltas sem conseguir. Terminou a corrida em 13º, cinco segundos atrás de Alonso, que fez uma parada a mais. Melhorou, mas bom ainda não está.

Outro que se deu mal com a estratégia de parar uma vez menos foi Raikkonen. Embora tenha mantido bom ritmo durante a prova, seus pneus foram para o espaço no fim da corrida e ele foi perdendo todas as posições. Estava em 2º e Chegou em 15º.

O final da prova foi realmente espetacular. E poderia ter sido ainda melhor, se a McLaren não tivesse errado no pit-stop de Jenson Button. O inglês era muito mais rápido do que Rosberg e chegaria às últimas voltas em condições de ultrapassar. Mas tivemos belas ultrapassagens de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Mark Webber.

Destaque também para Sérgio Perez, que mais uma vez mostra que é o que mais se entende com esses pneus e Bruno Senna, que fez uma corrida consistente e de novo marca pontos. E de novo na frente de Maldonado. Um começo promissor para ele e para a Williams.

Ao longo da semana, falamos mais sobre a situação da Red Bull e da Ferrari.

Nenhum comentário: