segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bobos da corte

Alonso à frente de Massa no Barhein: normal para todo mundo. Para Globo, não.

Quem assistiu à transmissão da corrida de Fórmula 1 do Barhein, no último domingo, pela Rede Globo, deve ter notado o esforço dos profissionais (Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti) em convencer o telespectador de que Felipe Massa fez uma grande corrida. Aliás, chegaram a dizer que o brasileiro realizou um GP melhor do que o do companheiro Fernando Alonso, ignorando o fato de que Alonso chegou duas posições à frente de Felipe. Aliás, o espanhol sequer chegou a ficar atrás de Massa em nenhum momento da corrida.

Essa pachecada sempre foi prática comum às transmissões esportivas no Brasil. Aqui, os eventos esportivos são um produto que precisa ser vendido e, com isso, o espectador precisa ser convencido da qualidade do que está vendo. E, aqui, entende-se por qualidade o bom desempenho do atleta brasileiro. Caso contrário, não estamos diante de um bom produto.

Mas, de uns anos para cá, a coisa vem ficando patética. No Barhein, Felipe Massa fez sua melhor corrida no ano. Oh!, dirão alguns.  Mas estamos falando de um ano absolutamente abaixo da critica, no qual o brasileiro, que historicamente leva meio segundo por volta de Fernando Alonso, elevou essa média para quase 1 segundo. Ontem, Felipe demonstrou um pouco mais de domínio sobre o carro, mas não foi capaz de ultrapassar o companheiro quando estava em uma estratégia diferente, usando pneus macios, enquanto a outra Ferrari estava calçada com pneus médios.

Quando Felipe encostou em Alonso, mais ou menos na metade da prova, Galvão, Reginaldo (constrangido, mas concordando) e Burti passaram a clamar por uma ordem de equipe. Lembraram da China, quando na mesma situação a Ferrari solicitou que Felipe encostasse para que Alonso o ultrapassasse. Mas se esqueceram que na prova de Xangai, Alonso partiu para cima como um leão e jantou o brasileiro com arroz e fritas. No desértico Barhein, a Ferrari não deu ordem nenhuma porque, em nenhum momento, Felipe esteve próximo de uma ultrapassagem.

Felipe Massa é pior do que Fernando Alonso. Assim como Rubens Barrichello era pior do que Michael Schumacher. E Gerhard Berger era pior do que Ayrton Senna. E assim por diante. Este tipo de comportamento da mídia brasileira, cada vez mais empenhada em esconder a verdade estampada na cara, está ajudando a matar o pouco interesse que o brasileiro tem no automobilismo.

2 comentários:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Concordo com o Post acima. Concordo também com o Post da Red Bull.

Estou sentindo falta de uma análise das corridas.

Eu, particularmente, estou achando as disputas de 2012 muito bacanas (apesar de serem diferentes das disputas de antigamente).
Mesmo assim vemos hoje ultrapassagens, disputas por posições na pista!

Fale mais disso!

Bruno Aleixo disse...

Estou dando uma mudada na linha do blog, pq estava achando ele muito sem inovação. Vou ver se arrumo um jeito de fazer a análise das corridas de uma maneira diferente!