quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acabou...

A Fórmula Futuro acabou. Foi o que anunciou hoje a empresa responsável pela organização do evento. N
ão é uma surpresa. Quem disser que está surpreso, provavelmente é porque passou os últimos anos morando em Marte, ou Vênus.

No final de 2009 estive em Interlagos e, seis meses mais tarde em Jacarepaguá, acompanhando o Fiat Racing Festival, evento que reunia, além desta categoria escola, mais uma competição de motos e a Trofeo Línea.

E a Fórmula Futuro não decolava. Dava sono acompanhar as corridas, com 6 ou 7 pilotos correndo, sem disputa alguma. E esta era a única categoria de monopostos existente entre o kart e a Europa. Agora, não temos nem isso.

O que está acontecendo no automobilismo brasileiro é anunciado. A Fórmula Futuro foi criada e apadrinhada por Felipe Massa, que fez o que Pedro Paulo Diniz havia feito em 2002, quando criou a Fórmula Renault,, que também fracassou.

O país perdeu o interesse pelo automobilismo, assim como perdeu pelo tênis após a era Guga, e pelo basquete após Oscar. Ainda gosta um pouco de Vôlei, mas esse esporte tem apoio pesado de empresas privadas, não conta.

É bobagem defender uma popularização do esporte. Automobilismo é um brinquedo de ricos, sempre vai ser. Exige equipamento, preparação, transporte, as despesas são altíssimas, não é possível comparar com o futebol, por exemplo. Mas, mesmo os ricos, precisam de incentivo. E, no Brasil, isso está ligado à brasileiros vencendo. O que não acontece desde que Senna foi embora. Rubens Barrichello carregou a cruz de substituir o tricampeão e conseguiu manter o interesse do povo por um tempo. Mas foi praticamente um mártir. Muitos passaram por lá e só Felipe Massa, hoje com 30 anos, se firmou. Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, é o último dos moicanos. Depois dele, só se dermos muita sorte para termos algum piloto na Fórmula 1.

Infelizmente o automobilismo do Brasil está igual a um cachorro correndo atrás do rabo. Precisa de gente nova, que não se interessa por ele porque não tem ninguém "bom" na Fórmula 1. E não vai ter ninguém "bom" na Fórmula 1 se ninguém se interessar. Aparentemente, os próximos anos serão de muitas más notícias para quem gosta de velocidade.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Que fase a do Massa heim... Nem o projeto que ele idealizou foi pra frente.

Bruno Aleixo disse...

Pois e Groo, ta dureza mesmo, rsrsrs