quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prazo de validade...

Red Bull RB8: prazo vencido?

O fato de a Red Bull começar o campeonato de 2012 de forma um tanto quanto claudicante pode parecer uma surpresa, num primeiro momento. Mas olhando para trás e revisitando a carreira de Adrian Newey, projetista da equipe, é possível encontrar explicações.

Os carros Red Bull de 2010 e 2011 podem entrar no hall de obras primas do projetista, ao lado de duas outras máquinas históricas: os Williams Renault FW14 e FW15 e os McLaren Mercedes Benz MP4/13 e MP4/14. E o que esses dois projetos guardam de semelhança? Ambos dominaram duas temporadas, 92 e 93 (Williams) e 98 e 99 (McLaren). E nada mais.

Williams FW15
As situações são diferentes, mas o resultado é o mesmo. Os Williams Renault que deram o título de 92 a Nigel Mansell e o de 93 a Alain Prost eram máquinas altamente eficientes, talvez os melhores carros da história da Fórmula 1. Mas, em 94, o regulamento da Fórmula 1 sofreu mudanças significativas e Newey acabou concebendo um carro problemático. A Williams havia contratado Ayrton Senna que, desde os primeiros testes, já demonstrava preocupação com a máquina que tinha nas mãos. O resultado nós já conhecemos.

Já os McLaren, responsáveis pelo bi-campeonato de Mika Hakkinen sucumbiram, em 2000, ao crescimento da Ferrari e de Michael Schumacher. Sim, a derrota já poderia ter ocorrido em 1999 caso o alemão não tivesse ficado de fora de metade da temporada, após um acidente em Silverstone, mas a verdade é que o carro de 99 ainda era superior à Ferrari.

McLaren MP4/14
É muito cedo para dizer, num campeonato tão embolado, que a Red Bull é carta fora do baralho. Mas é certo que Sebastian Vettel e Mark Webber não serão capazes de estabelecer o domínio visto nos dois últimos anos. E aí fica a pergunta, que terá que ser respondida no final do ano: teriam os projetos de Adrian Newey, prazo de validade?  

Nenhum comentário: