sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais testes


Maldonado e a Williams: rápidos ou jogando para a torcida?

Terminou a 2ª bateria de testes coletivos da Fórmula 1. Continuam sendo apenas testes e, como sempre, não é possível medir o desempenho exato de ninguém. Mas já dá para fazer inferências interessantes.
As três grandes, por exemplo. Nenhuma obteve destaque absoluto nos testes, preferindo focar no desenvolvimento dos seus carros em corrida. A Ferrari teve problemas com Massa e Alonso. A McLaren pareceu mais regular,mas não exatamente rápida. A RedBull também foi discreta mas, quando quis, Vettel fez o melhor tempo. Isso pode significar que, das três, a campeã de 2011 pode ser a única com bala na agulha.

A Lotus, que foi a grande surpresa em Jerez, descobriu um misterioso problema estrutural em seu chassi e sequer andou em Barcelona. Deve ter sido algo bem sério e que pode, sem dúvida, explicar o bom desempenho da equipe na primeira bateria.

Entre as nanicas, ainda não parece ter sido desta vez que a Catheram conseguiu sair do último pelotão. Andou sempre atrás, só se aproximando da Williams quando esta testava a confiabilidade do seu novo carro.

As perspectivas da Williams, aliás, não são muito animadoras. Pastor Maldonado fez o melhor tempo desta bateria, mas usava pneus supermacios e pouca gasolina. No restante do tempo, a Williams sequer chegou perto de outras rivais como a Sauber e a Toro Rosso.  

Quem parece estar encrencada é a Mercedes. A equipe estreou seu novo (e igualmente horroroso) carro em Barcelona e fez tempos para lá de discretos. E, para piorar, começa a ver a Force India nos seus calcanhares. Os indianos, assim como a Williams, também fizeram o melhor tempo em um dos dias. Mas, ao contrário da Williams, estiveram bem durante o restante dos outros, o que mostra uma boa evolução em relação à 2011.

E que venham os próximos, e últimos testes para a temporada.

Nenhum comentário: