segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fim da linha



Jarno Trulli, na Renault: seu melhor momento na F1
 Depois de Rubens Barrichello, agora foi a vez de Jarno Trulli perder a vaga na Fórmula 1 para um jovem piloto rico. A Catheram anunciou que Vitaly Petrov vai levar seu dinheiro russo para a equipe de Tony Fernandes este ano, correndo ao lado de Heikki Kovalainen.

Trulli e Barrichello têm muitas coisas em comum. Ambos são profissionais respeitados, que integraram equipes vencedoras como segundos pilotos (Barrichello na Ferrari, Trulli na Renault). Os dois tentaram a sorte em equipes japonesas (Barrichello na Honda, Trulli na Toyota) e foram devidamente chutados quando seus times debandaram-se da categoria. Terminaram suas carreiras em equipes do pelotão de baixo (Barrichello na Williams, Trulli na Catherham). E, por fim, acabaram sendo demitidos de suas equipes, preteridos por pilotos mais jovens e ricos, sem ter tido a chance de conseguir uma despedida digna.
Jarno Trulli começou na Minardi, passou pela Prost, pela Jordan, pela Renault e pela Toyota, antes de chegar à então Lotus. Seu melhor momento foi mesmo na Renault, quando esteve lá entre os anos de 2002 e 2004, ano em que venceu o GP de Mônaco, seu único triunfo na F1.

Nesse mesmo ano perdeu a chance de continuar na equipe nos seus melhores anos, 2005 e 2006, por um vacilo no GP da França. Estava em terceiro quando, na última curva, foi superado por quem? Isso mesmo, Rubens Barrichello.

Na Toyota, Trulli tentou de tudo. Fez duas poles, conseguiu alguns pódios mas não conseguiu ajudar a equipe no seu plano de estruturação. Nos dois últimos ano, pilotando pela Lotus, nada acrescentou à equipe novata.

As saídas de Trulli e Barrichello apontam para o processo final de renovação da Fórmula 1. Com exceção de Schumacher, que está lá pelo nome que tem, agora, os veteranos da categoria são aqueles que estrearam a partir do ano 2000, como Felipe Massa, Mark Webber, Jenson Button e até Fernando Alonso. E pensar que parece que foi ontem que considerávamos estes como jovens revelações.  

Nenhum comentário: