quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 – Vai começar

Meu amigo Fábio Campos costuma dizer que o automobilismo é o esporte que mais tortura os seus fãs. Ao contrário de outras modalidades, nós que gostamos de corrida, precisamos ficar do início de novembro ao final de março sem ouvir um único sonzinho de motor. É bem verdade que em meados de fevereiro começam os testes de inverno, mas é muito pouco.


Desde a época do Grid GP tenho o hábito de fazer uma retrospectiva do ano na Fórmula 1, analisando piloto por piloto, desempenho por desempenho.

Fiquei pensando muito na possibilidade de realizar ou não esta retrospectiva este ano. 2011 foi o ano da consagração da Fórmula 1 fake, com ultrapassagens forçadas por uma asa traseira fajuta, que perdeu a eficiência assim que foi compreendida pelas equipes. O ano também trouxe pneus que eu e meu amigo Luis Fernando Ramos apelidamos de “pudim”. Esses “pneus pudim” que se transformam em farofa, fazendo com que um piloto fosse obrigado a parar até 4 vezes nos boxes para trocá-los. Também tivemos os comissários de pista e suas ridículas punições a cada encostada de um piloto no outro, como se o automobilismo tivesse que ser como o tênis, ou o vôlei, um esporte sem contato.

Mas também pudemos ver a consagração de Sebastian Vettel, o novo bicampeão da categoria. O cara que esmagou todos os seus adversários em 2011, pilotando com alegria, buscando as vitórias a qualquer custo sem, com isso, prejudicar ninguém.

Também tivemos a confirmação, como se precisasse, de que Fernando Alonso é capaz de tirar de um carro aquilo que ele não tem. De que Michael Schumacher, mesmo com a idade avançada, ainda pode mostrar a velha categoria. De que Jenson Button não foi campeão em 2009 só porque tinha um grande carro.

Enfim, acho que tudo isso já é motivo suficiente para começarmos a retrospectiva. Então vamos lá. A partir de hoje, diariamente, vou tentar postar os comentários sobre cada piloto. E vamos nessa!

Nenhum comentário: