segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nova pista, antigo vencedor

Novas regras, mais ultrapassagens, mais paradas de box, novas pistas. Quando Bernie Ecclestone pensou nas novas regras para a Fórmula 1 este ano, não imaginava que Sebastian Vettel se encarregaria de transformar um promissor campeonato, numa chatice sem fim.


Não há mais nada em disputa e, por mais que as primeiras provas tenham sido movimentadas, a verdade é que, na maioria delas, nenhum piloto teve chance. Vettel e a Red Bull detonaram a concorrência. E, como o alemão segue atrás de recordes, a perspectiva para as duas últimas provas do ano não são muito animadoras.

E foi uma pena que não pudemos ver, neste novo circuito da Índia, uma boa disputa pela liderança. O traçado seletivo, ajudado pelo relevo cheio de irregularidades, ajudou Hermann Tilke a desenhar a melhor de suas pistas até hoje.

Na verdade não vimos disputa nenhuma. Mesmo a briga entre Hamilton e Massa durou pouco, o inglês se jogou por dentro numa freada, Felipe não deu espaço e eles se tocaram mais uma vez no ano. Desta vez a FIA entendeu que Massa foi o culpado e puniu o brasileiro. Particularmente acho que qualquer tentativa de ultrapassagem envolve riscos e os toques são, às vezes, inevitáveis. E, sim, desta vez Felipe forçou a barra. Mas quebrou sua asa e essa já seria uma punição natural.

O brasileiro, aliás, se entendeu mal com as zebras do circuito indiano e quebrou sua suspensão duas vezes no fim de semana, ao subir nelas. Certamente a Ferrari está testando componentes para 2012 no carro do brasileiro, no que está certa: já que ele não ajuda em nada mesmo, que sirva pelo menos para testar inovações.

Os outros brasileiros também foram mal. Bruno Senna teve problemas com o Kers e não conseguiu marcar pontos. Começou bem na Renault, mas veio caindo e a equipe já anunciou que Romain Grosjean anda com o carro nos treinos de sexta feira de Interlagos e Abu Dhabi. Já Rubinho praticamente não disputou a corrida com a carroça da Williams.

Vamos ver se Interlagos, uma pista que geralmente oferece boas corridas, consegue superar a sanha de Vettel por recordes.

Classificação final (10 primeiros)

1º) Sebastian Vettel – RedBull Renault
Soberano, novamente fez a melhor volta da corrida no final. Está humilhando o resto.

2º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Fez o que pode para acompanhar Vettel, mas em nenhum momento conseguiu ameaça-lo. Segue firme para se tornar o vice campeão, merecidamente.

3º) Fernando Alonso – Ferrari
Andando mais que o carro, novamente, aproveitou-se da parada de box para tomar o pódio de Mark Webber.

4º) Mark Webber – RedBull Renault
Levando-se em conta o desempenho de Vettel, podemos considerar a temporada de Mark Webber absolutamente desastrosa. Mais uma vez, mesmo largando em segundo, foi ficando para trás.

5º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Fez o que podia com a Mercedes para garantir mais um bom resultado.

6º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Novamente chegando atrás de Schumacher. Está só 5 pontos a frente do companheiro. Conhecendo o heptacampeão como conhecemos, podemos afirmar: ele vai buscar.

7º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Não teve culpa na batida com Massa mas teve que trocar a asa dianteira e perdeu muito tempo. Ele, Webber e o brasileiro seguem como os “coadjuvantes trapalhões” de 2011.

8º) Jaime Alguersuari – Toro Rosso Ferrari
Um bom final de ano para o espanhol e a Toro Rosso. Mais um resultado digno de nota.

9º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz
Correndo em casa, esperava-se mais da equipe Indiana. Nem Sutil, nem Di Resta, conseguiram andar num ritmo bom durante a prova. O alemão ainda conseguiu dois pontinhos com a parada de box de Bruno Senna no final.

10º) Sérgio Perez – Sauber Ferrari
Sauber muito mal nessa pista. O mexicano ainda conseguiu salvar um pontinho.

Nenhum comentário: