segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vettel vence em outra pista medíocre

“A equipe duvidou que eu faria a melhor volta da prova. Fui lá e fiz”. Assim é o relacionamento de Sebastian Vettel e a equipe Red Bull. O alemão liderava o GP da Coréia com folga, tinha as duas mãos na taça mas, na última volta foi desafiado pelo seu time e fez a melhor volta da prova. Evidentemente fez isso porque o campeonato já estava decidido, mas mostra a força do conjunto da Red Bull, conforme falei aqui outro dia.


A vitória de Vettel, somada ao terceiro lugar de Mark Webber, garantiu à equipe austríaca o título de construtores e deixou para as últimas três provas, apenas a decisão do vice-campeonato.

Infelizmente, a pista coreana, assim como a maioria dos circuitos desenhados por Hermann Tilke, não é capaz de oferecer uma boa corrida, por mais que os pilotos se esforcem. O desenho burocrático de curvas para a direita e para a esquerda, em seqüência, torna as manobras de ultrapassagens praticamente impossíveis.

Foi uma pena, portanto, que os pilotos não conseguiram manter o ritmo da 1ª volta, quando Vettel, Hamilton, Massa, Webber e Button protagonizaram uma grande disputa. Depois disso o alemão abriu vantagem e ficamos acompanhando a interessante disputa entre pilotos da Ferrari, que seguiam em 4º e 5º lugares.

Massa, que largou muito bem, tentava perseguir Mark Webber e segurava seu companheiro Fernando Alonso. A Ferrari tratou de derrubar seus pilotos, segurando-os na pista com pneus gastos tempo suficiente para que Button ultrapassasse os dois. Massa então tentou pressionar o inglês com Alonso em seu encalço, quando parou para fazer uma nova parada. Na volta pegou tráfego, Alonso se segurou mais tempo na pista e ficou a frente do brasileiro.

E aí apareceu a verdadeira diferença entre eles. Alonso voltou voando e, rapidamente, encostou no pelotão da frente. Em seu Twitter oficial, a Ferrari disse algo como “este é o ritmo de Alonso sem ninguém na sua frente”, uma clara alfinetada no brasileiro que mostra como o ambiente é ruim para Felipe nos bastidores. Mas, por mais que achemos um absurdo, é preciso constatar que a Ferrari, apesar de deselegante, tem razão. No momento, a diferença entre seus dois pilotos é gritante.

No final ainda tivemos uma perseguição insana de Webber a Button, pelo segundo lugar. O inglês da McLaren se manteve à frente e conseguiu um belo resultado na briga pelo vice campeonato.

Que é o que importa agora, até o final do ano. E, infelizmente, com duas pistas de Hermann Tilke no caminho. Só Interlagos poderá nos salvar!

Classificação Final (10 primeiros)

1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Vitória do tranquila do bicampeão, que deixou Hamilton para trás na terceira curva e não viu mais ninguém na sua frente.

2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
A McLaren parecia não ter um bom ritmo de corrida e Hamilton nada pode fazer contra Vettel. Mas conseguiu frear Mark Webber e garantiu um ótimo segundo lugar.

3º) Mark Webber – Red Bull Renault
Tentou de todas as formas ultrapassar Lewis Hamilton, mas o kartódromo coreano não permite ultrapassagens.

4º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Mais discreto desta vez, aproveitou-se da boa estratégia de parada de box da equipe para se recuperar da má largada.

5º) Fernando Alonso – Ferrari
Passou toda a prova atrás de Felipe Massa, já que a pista é uma porcaria. Depois da última parada, superou o brasileiro, fez uma seqüência de voltas voadoras e encostou no pelotão da frente. E, de novo, não conseguiu ultrapassar.

6º) Felipe Massa – Ferrari
Fez sua melhor prova do ano, o que mostra a sua atual limitação. Depois que foi superado pelo companheiro, sumiu na corrida, conseguindo apenas o 6º lugar.

7º) Jaime Alguersuari – Toro Rosso Ferrari
Destaque da corrida, junto com Kovalainen, conseguiu ultrapassar Rosberg na última volta, aproveitando-se da asa móvel.

8º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Apático, parece desmotivado neste final de temporada. Fez uma corrida discreta e perdeu a posição para Alguersuari na última volta.

9º) Sebastian Buemi – Toro Rosso Ferrari
Salvou pontos importantes para a Toro Rosso no fim de semana, embora tenha ficado distante do companheiro de equipe.

10º) Paul di Resta – Force India Mercedes Benz
Conseguiu um ponto importante para a Force India, que não teve bom desempenho neste fim de semana.

Nenhum comentário: