segunda-feira, 11 de julho de 2011

GP da Inglaterra: Alonso entra na briga?

Fernando Alonso comemora em Silverstone: ele faz a diferença


2010: após um início de ano horroroso, a Ferrari já parecia jogar a toalha para o campeonato. Mas Fernando Alonso insistia em dizer que uma vitória o colocaria na briga. O espanhol venceu o GP da Alemanha daquele ano e, por pouco, não se sagrou campeão em Abu Dhabi.


2011: após um início de ano horroroso, a Ferrari já parecia jogar a toalha para o campeonato. Mas Fernando Alonso insistia em dizer que uma vitória o colocaria na briga. E, ontem, o espanhol venceu o GP da Inglaterra.

Se o final vai ser o mesmo, é impossível saber. Mas é preciso reconhecer que não se pode duvidar de Fernando Alonso. O espanhol fez uma corrida primorosa ontem em Silverstone e, se é verdade que foi beneficiado pelo problema de Vettel no seu segundo Pit-Stop, também é verdade que depois que assumiu a liderança passou a ser o piloto mais rápido do circuito, sem permitir que ninguém chegasse perto dele.

Talvez seja por causa da proibição do difusor aquecido, mas também pode ser só uma coincidência. A verdade é que, enquanto a McLaren vai caindo ao longo do ano, a Ferrari vai se aproximando da RedBull. E, no ano passado, Alonso já mostrou que não precisa de um carro exatamente melhor. Se o equipamento for pelo menos razoável, o resto ele tira no braço.

A corrida ainda teve disputas interessantes como Webber x Vettel, Massa x Hamilton, Alonso x Hamilton. Teve Schumacher como um grande destaque, batendo no início, sendo punido e, ainda assim, chegando em nono.

É uma pena que Silverstone, um dos autódromos mais desafiadores e seletivos que a Fórmula 1 já teve, está se transformando em mais uma obra do Hermann Tilke, com suas seqüências de curvas burocráticas.

Agora é ver, nas próximas corridas, se a Ferrari vai mesmo permitir que Alonso disputa o campeonato ou se a vitória de ontem foi só uma feliz coincidência.

Classificação Final (10 primeiros):

1º) Fernando Alonso – Ferrari
Com a velha e boa garra, Alonso embolsou seus adversários. Um dos poucos pilotos da Fórmula 1 que fazem a diferença.

2º) Sebastian Vettel – RedBull Renault
Teve problemas no segundo pit-stop mas, mesmo assim, não acredito que conseguiria se manter à frente de Alonso. Mesmo assim continua muito à frente no campeonato.

3º) Mark Webber – RedBull Renault
Ficou para trás na largada e, depois, foi superado por Alonso. No final, poderia ter ultrapassado Vettel mas foi “aconselhado” pela equipe a se manter em terceiro.

4º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Assim como Alonso parece estar andando mais que o carro. No final, levou a melhor numa disputa empolgante com Felipe Massa.

5º) Felipe Massa – Ferrari
Durante a prova, se manteve em seu habitual estado letárgico. Acordou no fim, quando foi avisado de que Hamilton estava sem combustível e travou uma luta leal pela posição. Aplausos em sua postura no fim da corrida, reconhecendo que não houve excesso do inglês durante a disputa.

6º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Voltando à zona de pontos depois de uma sequência ruim. Passou a corrida toda à frente de Sergio Perez.

7º) Sergio Perez – Sauber Ferrari
Brigou com Nico Rosberg a prova toda e não conseguiu passar. Mas segue sendo o grande destaque entre os estreantes do ano.

8º) Nick Heidfeld – Renault
Salvou pontinhos importantes para a Renault que, desde o início do ano, vem perdendo rendimento.

9º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Não teve culpa na batida com Kobayashi mas, mesmo assim foi punido. Depois fez uma corrida fabulosa, passando todo mundo que estava pela frente.

10º) Jaime Alguersuari – Toro Rosso Ferrari
Boa prova do espanhol que consegue mais um ponto importante na luta interna da equipe.

Nenhum comentário: