segunda-feira, 25 de julho de 2011

GP da Alemanha: McLaren e Ferrari encostam na RedBull

Lewis Hamilton vence na Alemanha: ele, Alonso e Webber seguem perseguindo o líder, Sebastian Vettel

Foi estranho ver o pódio do GP da Alemanha ontem, em Nurburgring e dar de cara com Hamilton, Alonso e Webber. Na verdade o estranho não era a presença deles e sim a ausência de Sebastian Vettel, líder disparado do campeonato, com 77 pontos à frente de seu companheiro na RedBull. Para assumir a liderança, Webber teria que vencer 3 provas e conseguir um 9º lugar, contando que Vettel não marque pontos daqui para a frente.


Na verdade, essa vantagem ainda pode ser maior, já que as vitórias podem perfeitamente ser divididas entre os três componentes do pódio de ontem, que são, sem dúvida, os principais rivais do alemão da RedBull. E, dispersando os pontos entre eles, o caminho de Vettel fica ainda mais curto.

McLaren e Ferrari parecem ter encostado de vez no carro da RedBull, principalmente em ritmo de corrida. Como neste ano ultrapassar não é problema, é bem possível imaginar que Hamilton e Alonso deverão ocupar o lugar mais alto do pódio mais algumas vezes, em 2011.

Mas a situação de Sebastian Vettel é muito tranqüila. Assim como Jenson Button, em 2009, o alemão não precisa sequer vencer corridas até o fim do ano para garantir o título. Basta se manter, constantemente, entre os 4 primeiros que garantirá o bi-campeonato.

Falando da corrida, o GP da Alemanha foi movimentado como têm sido todas as corridas em 2011. Logo no começo Felipe Massa tentou ganhar posições na largada, mas acabou ficando encaixotado e foi parar atrás de Rosberg. Ficou 12 voltas tentando passar o alemão, o que arrebentou com sua corrida. Já Alonso, que havia passado Vettel e perdido a posição, demorou só três voltas para recuperar o posto. E, no final, terminou quase 50 segundos à frente do companheiro brasileiro. Entenderam a diferença?

Já no pelotão do meio, a coisa seguia quente com Schumacher, Petrov, Sutil e Kobayashi, todos fazendo grandes provas. Já lá atrás, poucas surpresas com Rubens Barrichello abandonando mais uma vez, Nick Heidfeld ficando na caixa de brita (decepção do ano, não?) e o indiano Karun Chandok, mostrando que seu lugar não é mesmo na Fórmula 1.

A próxima corrida é na Hungria, pista que, historicamente, apresentou algumas das corridas mais chatas do campeonato. Vamos ver se a asa móvel e os pneus pudim dão um jeito nisso.

Classificação final – GP da Alemanha (10 primeiros)

1º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes
Muito raçudo, arrancou a vitória ao ultrapassar Alonso, quando este saia dos boxes na sua segunda parada. Quando poe a cabeça no lugar, geralmente faz provas espetaculares.

2º) Fernando Alonso – Ferrari
Não conseguiu segurar Hamilton na saída dos boxes, mas conseguiu um grande resultado. Caso a Ferrari mantenha esta performance, é bem possível que conquiste mais vitórias até o fim do ano.

3º) Mark Webber – RedBull Renault
Fez a pole no sábado, mas na corrida não conseguiu se manter na ponta. Sofreu com a falta de ritmo de corrida da RedBull.

4º) Sebastian Vettel – RedBull Renault
Com problemas nos freios, jamais conseguiu ser ameaça para os ponteiros. No final, garantiu o 4º lugar graças à incompetência dos mecânicos da equipe Ferrari, que foram mais lentos na parada de Felipe Massa na última volta.

5º) Felipe Massa – Ferrari
Vinha fazendo um bom trabalho, segurando Sebastian Vettel. Mas essa briga só aconteceu porque, no começo da prova, ficou 12 voltas preso atrás de Nico Rosberg.

6º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz
Grande corrida do alemão, que já havia feito bom trabalho nos treinos.

7º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Protagonizou ótima briga com Felipe Massa nas primeiras voltas. Combativo até o fim da prova, conseguiu boa posição no final.

8º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Brigou muito, o tempo todo, errou, ultrapassou e foi ultrapassado. Diversão garantida nas corridas.

9º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Fantástico desempenho, saindo lá de trás e chegando aos pontos.

10º) Vitaly Petrov – Renault
Com um carro pouco competitivo, não foi páreo para os adversários e acabou ultrapassado várias vezes. No fim, o pontinho conquistado valeu muito.

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