terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vettel e Red Bull: vitória merecida




Sebastian Vettel: título merecido mesmo após um ano de muitos erros



A vitória de Sebastian Vettel e da Red Bull no GP de Abu Dhabi, no último domingo, foi emblemática por vários motivos. Óbvio que o principal deles foi permitir que Vettel se sagrasse campeão, já que ele foi o piloto mais rápido do ano (pelo menos o que fez mais poles), mesmo tendo cometido vários erros. Mas se mostrou forte num momento de grande dificuldade e seu poder decisão foi colocado à prova nas duas últimas corridas. Mas a sua vitória teve outros elementos que valem ser citados:


1) A Red Bull mostrou que deixar seus pilotos disputarem é uma atitude de coragem, que pode trazer problemas (Turquia) mas que, no final, torna a vitória mais justa e bonita de se ver.


2) Mark Webber fez um grande ano, o seu melhor na F1. Sua vitória em Silverstone foi memorável. Mas no final, ao invés de se concentrar no seu próprio desempenho, preocupou-se em exigir tratamento de 1º piloto. Perdeu o foco, brigou com a equipe e foi superado pelo companheiro de equipe. Um golpe duro depois de um ano brilhante, mas não tem do que reclamar.


3) Fernando Alonso foi o cara em 2010. Chegou na Ferrari, destronou Felipe Massa, chegou à última corrida como líder do campeonato a bordo de um carro deficiente. Mas perdeu o título, reclamou de Petrov e saiu como mal perdedor mais uma vez. Não precisava.


Dito isso, a conclusão é que a Red Bull foi mesmo a grande vencedora de 2010. Fez o melhor carro, confirmou Vettel como uma realidade da categoria, apresentou um Mark Webber como nunca tínhamos visto antes, tudo isso deixando seus pilotos disputarem entre si, se lixando para a opinião pública, contornando seus problemas com bom humor e esportividade.


Antigamente o sonho de todo piloto era correr pela Ferrari. Acho que, depois dessa temporada, isso vai mudar um pouco.


Classificação Final (10 primeiros)


1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Quase perdeu para Hamilton na primeira curva, mas fechou a porta e dominou toda a corrida tranqüilamente. Campeão merecido, pois parou de cometer erros no momento certo.


2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Tinha poucas chances de título mas, mesmo assim, fez o que pode para perseguir Vettel. Mas não foi páreo para o ritmo da Red Bull.

3º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Roubou a posição de Alonso na largada e tentou o pulo do gato de novo ao retardar sua parada nos boxes. Acabou não dando certo.



4º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Fecha o ano com uma bela quarta posição, a bordo de um carro problemático. Um dos destaques de 2010.

5º) Robert Kubica – Renault
Junto com Rosberg, foi um dos destaques de 2010. Nesta corrida conseguiu uma bela ultrapassagem por fora no final da grande reta.



6º) Vitaly Petrov – Renault
Nessa pista só é possível ultrapassar se o adversário cometer algum erro. Petrov não errou e se manteve à frente do desesperado Fernando Alonso para conseguir um belo resultado.

7º) Fernando Alonso – Ferrari
Perdeu uma posição na largada, se deu mal nas paradas de box e não conseguiu se recuperar. Na única vez que tentou ultrapassar Petrov, quase bateu com o russo. Reclamou sem razão, perdeu o campeonato e ainda saiu como mau perdedor.



8°) Mark Webber – Red Bull Renault
Corrida apagada do australiano. Sua classificação ruim lhe tirou de vez da briga pelo campeonato e parece tê-lo tirado toda a motivação. Encerra um ano brilhante de um jeito triste.

9º) Jaime Alguesuari – Toro Rosso Ferrari
Outro que se aproveitou da estratégia para marcar pontos e se manteve à frente de Massa sem cometer erros.

10º) Felipe Massa – Ferrari
Aliviado por chegar ao fim de sua pior temporada na Fórmula 1, Massa fez uma corrida discreta, como foram todas este ano.

Nenhum comentário: