terça-feira, 9 de novembro de 2010

Felipe Massa e a torcida em Interlagos

Como comentei com vocês no post anterior, este ano não pude ir a Interlagos ver o GP do Brasil. Por isso, ontem, telefonei para o meu amigo picareta Fábio Campos, um assíduo freqüentador das arquibancadas paulistanas e grande admirador da cultura local. Segundo ele, esses são alguns fatos relevantes para pensarmos sobre as reações da torcida brasileira:

_ Felipe Massa foi solenemente ignorado durante todo o fim de semana. Não se ouviram vaias, tampouco aplausos. Geralmente quando os pilotos brasileiros passam em frente às arquibancadas, principalmente nos treinos, há um barulho por parte da torcida. Com Massa, dessa vez, não se ouviu nada, era como se fosse um piloto qualquer.

_ A tradicional torcida Pisa Fundo, que fica no setor G trocou sua milenar bandeira da Ferrari por uma da Red Bull. Um dos membros da torcida disse que a decisão da troca foi tomada imediatamente após o fim do GP da Alemanha.

_ Fernando Alonso foi eleito o vilão da F1 pelo público brasileiro, sendo xingado de todos os nomes possíveis pelos torcedores durante o fim de semana.

_ Enquanto isso, Rubens Barrichello foi ovacionado como nunca antes havia sido. Durante o desfile dos pilotos, antes da corrida, as arquibancadas do Setor G quase vieram abaixo com a torcida pulando aos gritos de “Rubinho, Rubinho, Rubinho”.

É perfeitamente possível entender tal reação. Rubens Barrichello, agora ídolo, sempre foi visto como segundo piloto. Ninguém nunca acreditou, no íntimo, que ele teria condições de ser campeão na Ferrari. A atitude de Rubinho na Austria, em 2002, foi tão covarde quanto à de Massa na Alemanha, em 2010, mas tenho a impressão que Felipe decepcionou mais a torcida. Depois do que fez em 2008 e, principalmente, após o GP do Brasil daquele ano ficou a certeza de que ele seria campeão algum dia. Mas a surra que ele tomou de Fernando Alonso este ano, somada à sua atitude miserável de abrir mão de uma vitória em função do companheiro magoou profundamente a torcida.

Isso é reversível? Claro que sim. Uma boa temporada em 2011, mostrando a combatividade e o poder de reação que o consagraram, pode resgatar a imagem de Felipe Massa. Essa idolatria por Barrichello mostra que o brasileiro tem memória curta e que os pecados de ontem podem ser perdoados amanhã. Basta querer.

Nenhum comentário: