segunda-feira, 8 de novembro de 2010

GP do Brasil: show da Red Bull

Logo na primeira curva, Vettel assumiu a liderança e foi embora. Se não tivesse errado tanto este ano poderia até já ter fechado o campeonato

As 71 voltas do Grande Prêmio do Brasil devem ter sido intensas para quem estava presente no autódromo (este ano não pude ir, infelizmente). Na metade final da prova tínhamos um pelotão de 8 carros disputando posições intensamente. Uma pena que o público que curtiu a corrida de casa não pôde ver essa disputa em detalhes, já que a TV preferiu focar o desempenho dos três primeiros colocados que, apesar de terem trocado tempos de volta interessantes, jamais se encontraram na pista.

O GP do Brasil prometia muitas emoções, principalmente depois da incrível pole de Nico Hulkenberg no sábado, aproveitando as condições da pista. Mas o jovem alemão da Williams foi engolido pelos adversários no início da prova (a manobra mais linda foi a de Alonso, no final da descida do lago). A partir da daí a prova só foi salva pelas brigas intermediárias, com destaque para as ultrapassagens de Hamilton e Button sobre Kobayashi e a briga entre Felipe Massa e Sebastien Buemi.

A dobradinha da Red Bull garantiu à equipe austríaca o seu primeiro título de construtores. Se seus dois pilotos não tivessem feito tantas bobagens em 2010 (principalmente Vettel) a equipe deveria estar comemorando também o de pilotos. Aliás, se tivesse invertido as posições dos dois ontem, seria favoritíssima a vencer com Webber em Abu Dhabi. Mas a equipe entende que, se o australiano quiser vencer, que vá para cima. Aplausos para ela.

Entre os brasileiros, o destaque foi Emerson Fittipaldi que emocionou a todos com a volta que deu a bordo de sua Lotus 72. Foi um momento de arrepiar. Entre os outros, nada digno de nota.

Agora a descisão fica para Abu Dhabi. Se Mark Webber quiser vencer o campeonato, basta que ganhe a corrida e torça para Alonso não chegar em segundo. O carro da Red Bull é tão superior que não parece ser algo difícil. O problema é que ele precisa chegar à frente do companheiro Vettel e, isso sim, é um grande obstáculo.

Classificação final (10 primeiros)

1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Esperto, ganhou a corrida na primeira curva, quando ultrapassou Hulkenberg logo na largada. Depois manteve o ritmo forte, incluindo voltas voadoras após a saída do Safety Car. Se não tivesse feito tanta besteira em 2010 bem mais confortável na decisão.

2º) Mark Webber – Red Bull Renault
Também conseguiu se livrar rapidamente de Hulkenberg, andou no mesmo ritmo do companheiro até a entrada do Safety Car mas depois ficou para trás. Se conseguir andar à frente de Vettel em Abu Dhabi pode ganhar o campeonato.

3º) Fernando Alonso – Ferrari
Impressionou com o ritmo forte que impôs no início e no final da prova, mas estava andando mais que o carro. Fez a mais bonita das ultrapassagens sobre Hulkenberg e depois pilotou com segurança para garantir o pódio.

4º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Errou quando estava à frente de Alonso e, claramente, não tinha carro para chegar nos líderes. Tem chances matemáticas de ganhar o campeonato mas sua reta final de temporada é muito ruim.

5º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Se despediu das chances de título com uma bela corrida em Interlagos. Largou em 11º, adotou uma estratégia diferente e se manteve sempre rápido e atirado nas ultrapassagens. Lembrou o Button de 2009.

6º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Outro que fez bela prova, chegando novamente à frente do companheiro heptacampeão.

7º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Na sua volta a Interlagos, Schumacher fez o que já vinha fazendo ao longo do ano: brigas por posições intermediárias, sem muito brilho ou destaque.

8º) Nico Hulkenberg – Williams Cosworth
Deu show no sábado aproveitando-se das condições da pista. No domingo, com sol, foi engolido pelos adversários.

9º) Robert Kubica – Renault
Ficou preso no pelotão que se formou atrás de Hulkenberg no início da corrida e depois do pitstop não conseguiu ultrapassar ninguém. Pelo que se viu no terceiro treino livre, esperava-se mais.

10º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Protagonizou duas brigas com as McLaren de Hamilton e Button mas não resistiu e foi ultrapassado pelos dois.

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