segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GP da Bélgica começa a definir disputa pelo campeonato

Hamilton à frente do pelotão: ele e Mark Webber despontam como únicos postulantes ao título

Pistas boas costumam oferecer corridas boas, disso não há mais dúvidas. Spa é assim. Uma pista desafiadora, com um clima instável, que exige dos pilotos concentração, habilidade e inteligência. Por isso mesmo quem vence na Bélgica, invariavelmente é quem está na disputa do título. E, neste ano, parece que vai ser assim: Hamilton em primeiro e Webber em segundo deverão ser os adversários na disputa do caneco este ano.

Nenhuma surpresa com relação ao inglês, que faz uma temporada espetacular, se mantendo na liderança do campeonato sem ter o melhor carro. Já o australiano, este ninguém esperava mesmo. Mas Webber vem sendo um dos grandes de 2010, peitou sua equipe num momento crucial (GP da Inglaterra) e, quando comete erros, estes não são decisivos. Ele consegue se recuperar. Neste fim de semana, ele errou na largada, mas conseguiu um bom segundo lugar, numa excelente prova de recuperação.

E quem diria, os coadjuvantes na luta pelo título, podem ser justamente os companheiros dos pilotos de McLaren e Red Bull: o atual campeão Jenson Button e o queridinho da equipe austríaca, Sebastian Vettel. Button começou o ano bem, mas vem caindo nas últimas corridas. É um piloto muito eficiente, mas que se apaga quando os resultados não aparecem. Já Vettel, é um caso a parte: é rápido, mas erra demais. Ontem, mais uma vez tentando uma ultrapassagem, acabou vacilando e batendo na lateral do próprio Button, tirando o inglês da corrida.

Aliás, falando sobre esse acidente, acredito que a Fórmula 1 esteja precisando repensar sua postura. Vettel errou, é verdade, mas errou tentando ultrapassar um adversário. O fato de a FIA tê-lo punido depois demonstra o nível de rigor que a categoria atingiu. Ora, um piloto que tenta uma ultrapassagem está assumindo um risco, que é inerente ao automobilismo. Se errar e bater ele já está, automaticamente, punido, não há necessidade de obrigá-lo a passar pelos boxes. Desse jeito, cada vez mais, os pilotos vão ficando inibidos de tentar ultrapassagens, e quem perde é o público.

Classificação final (10 primeiros)

1º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Quase perdeu a corrida ao se manter na pista molhada com pneus de pista seca, por ordem da equipe. Esses engenheiros estão precisando confiar mais nos seus pilotos.

2º) Mark Webber – Red Bull Renault
Errou legal na largada, mas se recuperou muito bem. Faz um campeonato fantástico e, se ficar com o título, será mais do que merecido.

3º) Robert Kubica – Renault
Outro belo resultado do polonês, aproveitando-se do bom desempenho da Renault nesta pista. Desse jeito pode despertar interesse das equipes maiores.

4º) Felipe Massa – Ferrari
Não passou ninguém e nem foi ultrapassado. Uma das suas piores temporadas na F1. Conseguiu o quarto lugar por causa da batida entre Button e Vettel. Se Alonso não tivesse batido, não duvido que o espanhol teria incomodado o brasileiro.

5º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz
A Force India parece ter se achado em Spa. Depois da pole de Fisichella no ano passado, a equipe voltou a andar bem este ano.

6º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Levou uma ultrapassegem do companheiro durante a corrida mas se recuperou e chegou à frente. O clima entre os dois vai azedando, mas ele parece não estar nem aí. Faz muito bem.

7º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Muito mal na classificação, o alemão mostrou seu velho faro de raposa velha, ao esperar a chuva vir para trocar seus pneus. Com isso, obteve um bom resultado, ainda que chegando atrás do companheiro, de novo.

8º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Mais um bom resultado do japonês, aproveitando a evolução do carro da Sauber.

9º) Vitaly Petrov – Renault
Prova de recuperação espetacular do russo, com direito a belas ultrapassagens. Vai entrando no clima da Fórmula 1.

10º) Vitantônio Liuzzi - Force India Mercedes Benz
Não conseguiu aproveitar tão bem o bom desempenho da Force India em Spa, embora tenha marcado um pontinho importante.

Nenhum comentário: