sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jogo de equipe é inevitável

Coulthard, Villeneuve e Hakkinen no pódio de Jerez, em 97: um recorde de ordens de equipe



E a FIA não puniu a Ferrari. Quero dizer, não puniu mais, já que a multa de 100 mil dólares paga pela equipe de Maranello depois do GP da Alemanha não foi devolvida. Bom, não se pode acusar a FIA de não cumprir o regulamento.



Por mais revoltante que seja, a verdade é que a Fórmula 1 não abre espaço para um regulamento que proíba o jogo de equipe, pelo simples motivo de que a categoria é disputada por equipes. E são elas quem sabem onde estão seus interesses. A Ferrari se deu o direito de escolher Fernando Alonso como vencedor do GP da Alemanha. Seus carros estavam em primeiro e segundo lugares, ela ordenou que trocassem de posições. Ah, isso é contra o esporte, dirão alguns! Sim, é contra o esporte, mas Fórmula 1 não é esporte há muito tempo.


Esta semana, andei revendo algumas corridas antigas que tenho em casa e, entre elas, acabei assistindo à decisão do mundial de 1997, em Jerez de la Frontera, com Michael Schumacher e Jacques Villeneuve disputando o título. Todos já conhecem o final, com Schumacher tentando tirar Villeneuve quando o canadense tentou ultrapassá-lo. O ferrarista saiu da pista, perdeu o campeonato e a chance de tirar a equipe vermelha da fila teve que esperar mais um pouco.


O curioso é que a prova, aliás uma bela corrida, teve jogos de equipes do início ao fim. Vejam só: no início, Villeneuve cedeu a posição para Frentzen esperando que seu companheiro pressionasse Schumacher e o levasse a cometer um erro. Depois os dois trocaram de posição de novo, acintosamente, quando o canadense percebeu que seu companheiro não conseguiria incomodar o rival. Em certo momento, após as paradas de boxes dos líderes, Frentzen assumiu a ponta e passou a virar tempos altos para atrasar Schumacher na pista, permitindo que Villeneuve voltasse a encostar no alemão.


No meio da corrida, Schumacher e Villeneuve encostaram no retardatário Norberto Fontana, da Sauber com motor Ferrari. Fontana facilitou a passagem do alemão, mas atrapalhou Villeneuve na cara de pau, história que foi confirmada por Peter Sauber há alguns anos.


E ainda tinha mais: no final da prova, David Coulthard, que estava à frente de Villeneuve, foi chamado aos boxes pela McLaren, para não atrapalhar o canadense que perseguia Schumacher. No final da prova, com Schumy fora e Villeneuve precisando de apenas um sexto lugar para ser campeão, a Williams retribuiu o presente e mandou o canadense reduzir no finalzinho, entregando a vitória para o piloto da McLaren. Que piloto? Mika Hakkinen!!! Isso mesmo, Ron Dennis mandou Coulthard deixar o finlandês passar no final para que ele herdasse a vitória, já que seria a sua primeira na carreira, contra outras três do escocês.


Você conseguiu contar quantas ordens de equipe vimos acima? Pois é, às vezes elas até extrapolam as paredes das equipes. Com isso é fácil concluir que não é a FIA quem tem que resolver este problema. São os pilotos que precisam ter mais gana de vencer e parar de se sujeitar a todas as ordens que são dadas pelos patrões.

Nenhum comentário: