quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Show de nostalgia




Quando pensei neste blog, tempos depois de me despedir do saudoso GridGP, imaginei um espaço no qual pudesse falar não só sobre automobilismo, mas também sobre automóveis em geral. Aliás, é por isso mesmo que o blog recebeu o nome de Velocidade & Cia. Mas a falta de tempo somada a pouca inspiração acabaram por transformá-lo num espaço dedicado exclusivamente à cobertura de corridas.

Mas se eu precisava de algum incentivo para retomar esta conversa, ele veio na semana passada. Em comemoração aos seus 50 anos, a Revista Quatro Rodas acabou relançar todo o acervo em meio digital, num formato idêntico ao que a Veja já tinha adotado.

Assino esta revista desde que tinha dez anos. A primeira assinatura foi presente de aniversário de um tio. Me lembro da capa como se fosse hoje: o recém-lançado Ford Verona andando a toda velocidade numa praia. Depois de 12 meses a assinatura acabou, meu avô a renovou e até hoje sou um leitor assíduo desta publicação, que aliás foi um dos temas da minha monografia de conclusão do curso de jornalismo.

Não vou discutir as qualidades editoriais da Revista, que para mim são inúmeras. Nesse momento, só posso recomendar um passeio demorado pelas edições. Há, por exemplo, um teste curiosíssimo, em 1992, por exemplo, colocando frente a frente os carros da Ford x os da Volkswagen, que formavam a Autolatina, na época. E dá-lhe Escort XR3, Fiat Prêmio, Tempra, Elba, Gol GTI, Monza, carros que fizeram parte da história da nossa indústria e que são a base do que temos hoje. Isso sem contar os exemplares das décadas de 60 e 70, uma festa para os fãs dessa época.

As mudanças na diagramação, no projeto gráfico (destaque positivo para os belos ensaios fotográficos do início dos anos 90, inclusive nas reportagens sobre turismo; e negativo para a tentativa de utilizar uma linguagem e uma diagramação mais bem humorada no final da mesma década, o que deixou a Revista engraçada, para dizer o mínimo), nos textos sempre bem feitos e apaixonados, as análises precisas, os títulos inacreditavelmente perfeitos, enfim, uma revista que faz parte da história da indústria automotiva.

Quatro Rodas faz parte da minha formação como cidadão e, se me interessei em cursar jornalismo, certamente devo muito desta decisão a Revista. Parabéns pelos seus 50 anos e obrigado por este presente que foi dado a nós, os leitores.

Um comentário:

Ron Groo disse...

A digitalização foi muito boa e importante, mas... cadê o suplemento grid? Ficou faltando.