terça-feira, 1 de junho de 2010

O futuro na pista


Formula Future: um sopro de esperança para o nosso automobilismo


Este fim de semana pude conferir, ao vivo, em Jacarepaguá, a primeira etapa do Racing Festival, evento apadrinhado por Felipe Massa, que traz três categorias: Formula Future, Trofeo Línea e as motos Hornet 600. Além do apoio do piloto brasileiro, grandes empresas estão envolvidas no projeto, com destaque para a Fiat.

E

m primeiro lugar é preciso dar os parabéns a todos os envolvidos. O evento é belíssimo, bem organizado, pontual, enfim, bonito de se ver. E o principal: produz boas corridas. Espero que a falta de público (automobilismo não dá mais público no Brasil, essa é uma realidade com a qual teremos que lidar. Para conseguirmos atenção para o esporte, precisaremos ter gente boa chegando à F1, o que só conseguiremos formando pilotos, e aí entra um ciclo que precisaremos encarar) não desanime as empresas e que a TV (Sportv) transmita toda a temporada.

Em relação a Fórmula Future, o grid de 10 carros parece magro, mas é preciso lembrar que a última vez que tivemos uma categoria de base além do Kart foi com a Fórmula Renault, que teve seu auge em 2002. Portanto é bom pensarmos que já é uma grande coisa reunir 10 pilotos com grana para disputar uma temporada.

As duas baterias foram interessantes, embora não exatamente disputadas. A primeira bateria foi vencida por Francisco Alfaya e a segunda pelo argentino Roberto Cúria Jr., que herdou a vitória depois de um erro do piloto Jonh Louis, que dominava a prova.

Fica a torcida para que outras empresas banquem os pilotos recém saídos do Kart. A próxima etapa da Fórmula Future será em Londrina, Paraná, local onde o público comparece mais, gosta mais de corridas. Espero que isso sirva de incentivo para os patrocinadores.

Amanhã falo do Trofeo Línea que, se seguir da maneira como foi na estréia, pode tranqüilamente desbancar a Stock Car.

Nenhum comentário: