segunda-feira, 14 de junho de 2010

GP do Canadá: melhor que a Copa

Hamilton: liderança do campeonato para o melhor piloto até aqui


A Fórmula 1 resolveu não parar durante a Copa do Mundo. E o que parecia ser um desastre, revelou-se um alento: o GP do Canadá foi, de longe, o melhor evento esportivo do final de semana, superando os modorrentos e entediantes primeiros jogos da Copa. Toques, ultrapassagens, pegas entre três e quatro carros, pilotos precisando lidar com desgaste excessivo de pneus e o principal: tudo isso acontecendo também no pelotão da frente. Aliás, é a segunda corrida seguida que isso acontece, sem interferência de fatores externos. Não há como negar que o fim do reabastecimento foi benéfico para a Fórmula 1.

É claro que pistas como a do Canadá ajudam bastante, já que possui longas retas, seguidas de curvas fechadas, que exigem muito de carros e pilotos. Além disso, o asfalto abrasivo de Montreal fez com que pilotos e equipes quebrassem suas cabeças para resolver os problemas de pneus. E, nessa, quem se deu mal foi a Red Bull. Mais especificamente Mark Webber que apostou que poderia ficar durante um longo tempo com os pneus duros na pista. Chegou a dar impressão de que a aposta tinha sido certa, pois abriu bastante diferença na liderança. Mas logo perdeu rendimento e, como ainda não tinha colocado os pneus macios, que estavam durando menos de 10 voltas, perdeu a corrida e a liderança do campeonato.

E perdeu para Lewis Hamilton, o melhor piloto do ano até aqui. Combativo, competente, rápido e equilibrado, Hamilton vem provando que, numa corrida, ganha quem arrisca mais. Nada de esperar o outro decidir o que vai fazer. Tem carro para ultrapassar, então ultrapassa. Aliás, desconfio que esta postura do inglês (desde o início do ano) talvez tenha influenciado os outros pilotos, o que ajuda a explicar a melhora na qualidade das corridas.

Alguns pitacos sobre a corrida:

_ Felipe Massa está vivendo uma de suas piores fases. Se envolveu em um acidente de corrida na primeira curva. Até vinha bem, andando rápido, mas no final se precipitou e levou a pior numa disputa com Michael Schumacher.

_ O heptacampeão, aliás, continua sendo a diversão garantida dos GP’s. Com seu velho jeito de não aceitar as derrotas, continua vendendo caro todas as posições que disputa, sejam elas pela ponta ou no fim do pelotão.

_ Foram tantas brigas, que fica difícil enumerar todas. Para mim a ultrapassagem mais bonita foi a de Felipe Massa sobre Vitantônio Liuzzi.

_ Fernando Alonso saiu bravo por ter perdido a terceira posição para Jenson Button, após ser atrapalhado por retardatários. Depois de anos correndo em um grid enxuto, com 20 carros parecidíssimos, aparentemente os pilotos não sabem mais lidar com carros tão mais lentos andando na pista. Talvez a FIA devesse programar algumas palestras com os pilotos das antigas.

_ Como comissário convidado pela FIA, Emerson Fittipaldi teve muito trabalho. Foram inúmeras punições ao longo do GP. Para mim ele acertou em todas, inclusive na polêmica entre Schumacher e Massa. O alemão não foi punido e não deveria mesmo. Defendeu a posição e, ao ver que Massa não tentaria mais voltou à sua trajetória para fazer a curva.

Classificação Final: (10 primeiros)

1º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Conseguiu a vitória lutando muito, ultrapassando, defendendo, enfim, como deve ser o automobilismo. Lidera o campeonato porque é o melhor piloto do ano até aqui.

2º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Inteligente e combativo, está no mesmo nível que seu companheiro, só que num estilo de pilotagem mais tranqüilo. É candidato ao título.

3º) Fernando Alonso – Ferrari
Bela prova do espanhol, superando as deficiências do carro. Bobeou no final e perdeu o segundo lugar, mas isso não tira os méritos de sua corrida.

4º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
A Red Bull não mostrou o mesmo desempenho de prova anteriores, mas segue sendo um grande carro. Vettel foi inteligente ao perceber que não poderia lutar com a McLaren e garantiu pontos importantes.

5º) Mark Webber – Red Bull
Deu a impressão de que ganharia a corrida em uma descisão tática brilhante, mas os pneus duros não colaboraram. Assim mesmo, conseguiu um bom resultado e se mantém vivo na disputa.

6º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Marcando pontos importantes mais uma vez, está superando de longe seu companheiro Michael Schumacher. Não deixa de ser uma vitória pessoal muito importante.

7º) Robert Kubica – Renault
De novo nos pontos, de novo combativo. Numa disputa com Michael Schumacher, levou a pior. Se não fosse isso poderia ter chegado mais à frente.

8º) Sebastian Buemi – Toro Rosso Ferrari

Chegou a liderar a prova. Com um carro ruim, chega a ser uma façanha. Sua melhor prova no campeonato.

9º) Vitantônio Liuzzi – Force Índia Mercedes Benz
Foi o único dos que conseguiu ultrapassar Michael Schumacher, depois de bater rodas com o alemão. Não teve culpa no acidente da primeira curva, com Massa, e depois levou uma ultrapassagem humilhante do brasileiro.

10º) Adrian Sutil - Force Índia Mercedes Benz
Pegou carona na briga de Liuzzi e Schumacher, e conseguiu seu pontinho. Foi discreto desta vez, superado pelo seu companheiro.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Muito, mas muito melhor que os jogos da copa. A não ser o da Alemanha, mas...

Uma pena que agora é Valência, a chance do sono vencer a gente durante a corrida é grande.