quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sebastien Bourdais está fora

E eis que Sebastien Bourdais é demitido da Toro Rosso. Sim, os boatos já davam conta disso há bastante tempo mas o anúncio oficial saiu apenas hoje. A equipe ainda não confirmou, mas seu substituto deverá ser o espanhol Jaime Alguersuari que tem um patrocinador fortíssimo por trás.

Bourdais foi campeão da Fórmula 3000 internacional, não conseguiu chance na F1 e rumou para os EUA. Aproveitando-se da fraqueza da então Cart e seus pilotos de 5ª categoria, Bourdais se sagrou tetracampeão pela Newman-Haas e chegou à principal categoria do automobilismo com status de piloto de ponta.

Porém, na pista, a coisa não andou. Levou um banho do seu companheiro Sebastian Vettel e, neste ano, não estava conseguindo superar Sebastien Buemi, um estreante. Em nenhum momento vimos um único lampejo de brilho em Bourdais, nem mesmo quando a Toro Rosso mostrou grande evolução, no fim de 2008.

O que será que acontece com esses pilotos que vêm da Fórmula Indy? Michael Andretti, Alessandro Zanardi, Jacques Villeneuve, Cristiano da Matta e Juan Pablo Montoya são exemplos de uma turma que foi campeã por lá e tentaram a sorte na F1. Somente Jacques Villeneuve conseguiu o título, mas mesmo assim, teve uma carreira de mais baixos do que altos. Andretti e Zanardi deram vexame, enquanto Montoya e Da Matta, até pareceram que iam vingar, mas jamais se adaptaram ao ambiente hostil da Fórmula 1. O colombiano, por exemplo, se mandou para a Nascar, onde vive feliz e sorridente a bordo daquelas banheiras de gasolina.

Sebastien Bourdais é mais um que vai passar em branco na F1, depois de fazer sucesso nos Estados Unidos. Será que ainda vale a pena investir nessa turma?

2 comentários:

Ron Groo disse...

É uma pena o porque ele esta fora. Eu até gostava dele.

Marcelonso disse...

Bruno,

Não aprovo esse tipo de substituição no meio da temporada,é muito sacana isso.

Bourdais ficou devendo,mas não merecia ser mandado embora assim,o negocio é voltar a dar aula de Quimica!

abraço